Altas temperaturas deixam distritos a Norte sob aviso amarelo

Altas temperaturas deixam distritos a Norte sob aviso amarelo
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou, no sábado, o aviso amarelo devido às temperaturas altas previstas para os próximos dias aos distritos da Guarda, Bragança e Vila Real.

Desde sexta-feira que tinham sido colocados sob aviso amarelo os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco.

Em comunicado, o IPMA situou o aviso amarelo para Bragança, Guarda e Vila Real entre as 12h00 de segunda-feira e as 21h00 de terça-feira, dia 10 de junho.

No caso de Faro, o aviso, devido “à persistência de valores elevados da temperatura máxima”, está já em vigor e é válido até às 21h00 deste domingo.

Em relação a Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco, o aviso é válido a partir das 09:00 de hoje e até às 21h00 de segunda-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Perante a previsão de temperaturas altas, a Direção-Geral de Saúde recomenda à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.

É ainda desaconselhada a exposição ao sol no horário entre as 11h00 e as 17h00 e pedido especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol, segundo as autoridades de saúde.

O IPMA prevê, para hoje, temperaturas máximas de 38 graus no distrito de Beja, de 37 graus nos distritos de Faro e Évora, e de 35 para Portalegre e Castelo Branco.

Para segunda-feira, as temperaturas mais altas em Portugal Continental vão sentir-se nos distritos de Braga, Castelo Branco, Coimbra e Santarém, com 38 graus de máxima, segundo o IPMA.

+ notícias: Norte

ONG pedem à Comissão Europeia para reavaliar apoio à mina do Barroso

Três organizações não-governamentais (ONG) pedem à Comissão Europeia que reavalie a decisão de classificar a mina de lítio a céu aberto, em Boticas, como projeto estratégico, considerando que “não avaliou corretamente” os riscos ambientais e sociais.

Pai de jovem autista em greve de fome por falta de respostas inclusivas em Braga

O pai de um jovem com autismo entrou esta quinta-feira em greve de fome frente à Segurança Social de Braga, em protesto contra a falta de uma resposta de integração do filho num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Matosinhos aprova nova estratégia de saúde municipal com mais aposta na prevenção

A Câmara de Matosinhos, do distrito do Porto, aprovou esta quinta-feira a Estratégia Municipal de Saúde 2025-2030, um plano que aposta na prevenção e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, envolvendo áreas como educação, ambiente ou ação social.