União de freguesias do Porto lança concurso público para gestão do Teatro da Vilarinha

Porto Canal/Agências
A União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, lançou um concurso público para a gestão do Teatro da Vilarinha, encerrado desde 2018, tendo o vencedor de realizar as obras necessárias, foi anunciado.
Na sua página oficial de Internet, a união de freguesias explicou que o objetivo da exploração do teatro é dinamizar a atividade cultural da freguesia e valorizar este emblemático espaço.
“Este procedimento visa revitalizar este equipamento cultural, promovendo uma programação diversificada, acessível e integrada na comunidade local”, salientou.
Segundo o anúncio publicado no início do mês em Diário da República (DR), o prazo de execução do contrato é de 25 anos podendo ser renovado por mais cinco anos.
Os interessados podem apresentar as suas propostas até dia 01 de julho às 23:59, não tendo de prestar caução, ressalvou.
O vencedor terá de pagar uma contrapartida financeira não inferior a 600 euros por ano à união de freguesias, de acordo com o programa do procedimento disponibilizado.
Em outubro de 2018, a união de freguesias assumiu a gestão do Teatro da Vilarinha, que fechou para obras em janeiro do ano seguinte, obras essas que nunca se realizaram, na sequência da saída da Pé de Vento como companhia residente.
A Companhia de Teatro Pé de Vento deixou, em novembro de 2018, de ser a companhia residente no Teatro da Vilarinha, pondo fim a uma parceria com mais de duas décadas.
Enquanto companhia de teatro residente na Vilarinha, o Pé de Vento realizou 78 espetáculos onde estão incluídas 40 estreias absolutas, 22 espetáculos de repertório com 2.300 representações e acolheu 89 grupos, num total de 265 representações.
Em junho de 2023, o então presidente da União de Freguesias, Tiago Mayan, dizia, em declarações ao Público, ter planos de reabrir o espaço durante o ano de 2024.