Porto de Aveiro lança concurso superior a oito milhões de euros para fornecer energia a navios

Porto de Aveiro lança concurso superior a oito milhões de euros para fornecer energia a navios
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Administração do Porto de Aveiro (APA) revelou esta segunda-feira que lançou concurso público para a uma subestação que visa o reforço da infraestrutura elétrica para abastecer navios atracados.

A “Empreitada de Construção da Subestação 60/15KV 2x20MVA no Porto de Aveiro”, tem um investimento previsto de 8,103 milhões de euros e um prazo de execução de 480 dias.

“Este concurso representa o segundo passo concreto no reforço da infraestrutura elétrica do porto, dando continuidade à empreitada lançada em março deste ano para a “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, explica a administração portuária em nota de imprensa.

A primeira intervenção prevê a construção de uma linha de alta tensão, parcialmente subterrânea e parcialmente aérea, que ligará a subestação da Gafanha da Nazaré à futura subestação, agora a concurso.

“Estas iniciativas fazem parte de um plano alargado que visa aumentar significativamente a capacidade do Porto de Aveiro em fornecer e receber energia elétrica, colmatando as atuais limitações da infraestrutura existente, que condicionam a expansão e modernização das atividades portuárias”, justifica a nota.

Segundo o texto, entre os principais objetivos está a implementação de soluções para o fornecimento de energia elétrica a navios durante a sua permanência no porto, permitindo a redução de fontes de energia fósseis e, consequentemente, das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

A construção da subestação elétrica “insere-se no objetivo estratégico da APA, S.A. — "Descarbonização e Sustentabilidade", no contexto das ações que visam a descarbonização das operações portuárias e a concretização da neutralidade carbónica até 2050, conforme definido na estratégia para a transição energética da autoridade portuária, aprovada em fevereiro de 2021”, acrescenta.

“Com este investimento, o Porto de Aveiro reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica e a competitividade do sistema portuário nacional, contribuindo para uma economia mais verde e resiliente”, conclui.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.