Marcelo recebe Rei de Espanha e o Presidente de Itália em Coimbra esta terça-feira

Marcelo recebe Rei de Espanha e o Presidente de Itália em Coimbra esta terça-feira
Foto: Lusa
| País
Porto Canal/ Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber esta terça-feira o Rei de Espanha e o Presidente de Itália, em Coimbra, onde presidirá a uma cerimónia de doutoramento honoris causa dos dois chefes de Estado.

De acordo com uma nota informativa da Universidade de Coimbra, o Rei de Espanha, Felipe VI, será distinguido pela Faculdade de Direito, e o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, pela Faculdade de Economia desta instituição de ensino superior, a mais antiga de Portugal.

A receção aos homenageados está prevista para as 17:10 e a cerimónia solene para as 18:00, com discursos dos dois doutorandos, elogios dos professores catedráticos Rui de Figueiredo Marcos e Raquel Freire e uma intervenção final do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Felipe VI irá receber esta distinção 36 anos depois do seu pai, Juan Carlos I, que foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em maio de 1989.

O encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com Felipe VI e Sergio Mattarella acontece por ocasião da 18.ª cimeira Cotec Europa, em período de campanha oficial para as eleições legislativas antecipadas de domingo em Portugal.

Na quarta-feira, em Coimbra, os chefes de Estado de Portugal, Espanha e Itália irão discursar na sessão de encerramento da 18.ª cimeira Cotec Europa, que também contará com a participação do ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) e antigo primeiro-ministro italiano Mario Draghi, numa conversa sobre o futuro da Europa.

Será, em princípio, o último encontro Cotec Europa – organização que junta membros das associações empresariais Cotec de cada país – com a participação de Marcelo Rebelo de Sousa, que está a menos de um ano do fim do seu segundo e último mandato presidencial.

Os encontros Cotec Europa realizam-se anualmente em Espanha, Itália e Portugal, de forma rotativa.

Marcelo Rebelo de Sousa tem participado regularmente nestes encontros, com os chefes de Estado de Espanha e de Itália, mas cancelou a sua participação no anterior, realizado em setembro do ano passado, em Las Palmas, devido aos incêndios em Portugal.

+ notícias: País

Mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que homens

As mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que os homens, indica um relatório que será divulgado esta quinta-feira pelo Registo Oncológico Nacional (RON).

Onze mortos e mais de 2.800 acidentes durante a campanha "Viajar sem pressa"

Onze pessoas morreram e 67 sofreram ferimentos graves em 2.891 acidentes registados pela PSP e Guarda Nacional Republicana (GNR) durante a campanha “Viajar sem pressa”, que decorreu entre os dias 4 e 11 de junho.

Aeroporto do Porto recebe cerca de 4,7 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses do ano

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,2% nos primeiros quatro meses do ano, para 20,5 milhões. O aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados, cerca de 4,7 milhões.