FC Porto (Hóquei em Patins): Champions escapou nos penáltis

FC Porto (Hóquei em Patins): Champions escapou nos penáltis
| Desporto
Porto Canal

Após 50 minutos de tempo regulamentar e mais dez de prolongamento que terminaram com o 1-1 no placar, o FC Porto perdeu a final da Liga dos Campeões nas grandes penalidades (0-2). Em Matosinhos, Carlo Di Benedetto marcou o único golo dos Dragões (18m).

Com o nervosismo natural de um encontro decisivo, as duas equipas protagonizaram um arranque de jogo mais lento em que só Edu Lamas criou perigo quando, a partir da esquerda, fez uma diagonal para o meio e permitiu a defesa a Conti Acevedo (5m). O guardião dos de Barcelos travou também duas tentativas de Ezequiel Mena e viu Carlo Di Benedetto acertar no poste (13m), num aviso para o que se seguiria pouco depois.

A oito minutos e 30 segundos do intervalo, Edu Lamas recebeu à esquerda e levantou para a área, onde o internacional francês, num gesto dificílimo, rematou de cima para baixo sem dar qualquer hipótese ao guarda-redes. Com a bola no fundo das redes e o 1-0 no placar, o camisola 19 festejou junto dos milhares de portistas que se deslocaram ao pavilhão e se levantaram para o aplaudir. Até soar a buzina para os finalistas recolherem aos balneários, o argentino que defende entre os postes do adversário voltou a impedir o sucesso dos remates de Rafa e de Carlo Di Benedetto, ainda antes de Hélder Nunes acertar na trave e de Xavier Malián fazer notar a sua presença com defesas decisivas.

O número um azul e branco voltou a estar em evidência no início do segundo tempo ao parar um livre direto cobrado por Miguel Rocha na sequência de uma falta de Carlo Di Benedetto sobre Danilo Rampulla que lhe valeu o cartão azul. Com os Dragões em inferioridade numérica, o camisola 44 dos oponentes redimiu-se e voltou a igualar o duelo com um remate à entrada da área (1-1, 28m).

À carga em busca de nova vantagem, Mena, Hélder Nunes e Carlo Di Benedetto ficaram perto de provocar mais uma ebulição das bancadas, Xavier Malián manteve-se irrepreensível na baliza e, a 49 segundos do final, o stick de Edu Lamas - que estava de costas - ficou preso no patim de Danilo Rampulla. Após ir ao monitor, a dupla de arbitragem mostrou o cartão azul ao espanhol e assinalou um livre direto que o guardião do FC Porto voltou a travar para regozijo dos adeptos. Ainda que com menos um elemento em rinque, os da Invicta não sofreram e a contenda seguiu para prolongamento.

Após cinco minutos inaugurais sem qualquer motivo de referência, uma jogada individual de Rafa (58m) fez suspirar a nação azul e branca, que aplaudiu uma iniciativa de Ezequiel Mena e manteve-se firme no apoio à equipa nas grandes penalidades. Nesse momento, só Pedro Silva e Luís Querido marcaram e o OC Barcelos saiu vencedor (0-2).

No próximo sábado (18h00, Porto Canal), o FC Porto recebe a Juventude Pacense no Dragão Arena para disputar o primeiro jogo dos quartos de final dos play-offs do campeonato nacional.

Ficha de jogo
FC PORTO 1-1 (0-2) OC BARCELOS (após g.p.)
Liga dos Campeões, final
11 de maio de 2025
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

Árbitros: Rubén Fernández e Daniel Villar (Espanha)

FC PORTO: Xavier Malián; Edu Lamas, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais; Hélder Nunes, Diogo Barata, Ezequiel Mena e Tomás Santos
Treinador: Ricardo Ares

OC BARCELOS: Conti Acevedo; Pol Manrubia, Danilo Rampulla, Luís Querido e Miguel Rocha
Suplentes: Luís Barbosa; Santiago Chambella, Pedro Silva, Poka e Miguel Vieira
Treinador: Rui Neto

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Carlo Di Benedetto (18m) e Miguel Rocha (28m), Pedro Silva (g.p.) e Luís Querido (g.p.)

+ notícias: Desporto

FC Porto (Feminino): Karoline Lima renova contrato

Karoline Lima renovou contrato com o FC Porto e vai jogar ao lado de Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira, Ema Gonçalves, Adriana Semedo, Matilde Vaz, Joana Ferreira e Bárbara Marques na temporada 2025/26.

FC Porto: Desaire em Atlanta

O FC Porto marcou aos oito minutos no Mercedes-Benz Stadium, mas saiu derrotado da segunda jornada do Mundial de Clubes. Com o desfecho negativo frente ao Inter Miami (2-1), os azuis e brancos mantiveram-se com um ponto e passaram para o terceiro lugar do grupo A. Segue-se um embate com o Al Ahly (terça-feira, 2h00, TVI/DAZN).

Iván Marcano: “Faltou ser mais Porto”

O FC Porto foi derrotado pelo Inter Miami (1-2), no Mercedes-Benz Arena, em Atlanta, na 2.ª jornada do Grupo A do Mundial de Clubes.