Ílhavo abre portas dos museus com atividades diversificadas

Ílhavo abre portas dos museus com atividades diversificadas
Foto: Museu Marítimo de Ílhavo
| Norte
Porto Canal / Agências

O Museu Marítimo de Ílhavo vai assinalar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus com várias atividades e entrada gratuita no Museu Marítimo, no Navio-Museu Santo André e no Centro de Religiosidade Marítima.

No âmbito das celebrações será inaugurada a exposição “Azul em Festa”, marcada para as 16h30 do dia 17, com curadoria de Fátima Marques Pereira, e que regista a presença das mulheres no universo do mar.

A mostra, que vai estar patente até 19 de outubro, assinala os 50 anos do Dia Internacional da Mulher e reúne obras de artistas que exploram o mar como espaço de vivência, imaginação e transformação.

Durante a manhã de sábado, pelas 11h00, haverá uma visita guiada especial à exposição de fotografia “Património em rede: um peixe, uma comunidade, dois países”, de Eduardo Martins. O fotógrafo aborda a pesca do atum-rabilho na costa Algarvia e a sua recuperação após a extinção em 1972.

Nesse sábado, pelas 15h30, o público poderá assistir à performance “Sonoridade Táctil”, criada pelo Núcleo de Criação e Investigação Artística SUSPENSÃO, que cruza artes visuais e música, explorando o potencial do corpo, do gesto e da voz, com a participação de Inês Moura, Lilian Walker e Rita Maria.

Ainda no dia 17 realiza-se uma ação de formação certificada sobre “Literacia do Oceano”, com o tema “Economia Azul Sustentável e Regenerativa”, dinamizada por Álvaro Sardinha e dirigida a educadores e professores.

Para a Noite Europeia dos Museus, o Museu Marítimo de Ílhavo estará aberto das 21h30 às 24h00, com entrada livre, podendo os visitantes fazer visitas livres e participar num “peddy paper” noturno.

+ notícias: Norte

Incêndio em solário no NorteShopping mobiliza mais de uma dezena de bombeiros

Foram ativados os meios de socorro para um incêndio num solário no NorteShopping, em Matosinhos, ao final da manhã desta sexta-feira. Segundo informações prestadas por funcionários da loja ao Porto Canal, quando o fogo deflagrou estariam sete clientes no interior das máquinas, mas todos conseguiram sair.

Câmara de Aveiro repudia atos de vandalismo no Monumento da Muralha de Siza Vieira

A Câmara de Aveiro repudiou esta sexta-feira os atos de vandalismo que foram praticados no monumento evocativo da muralha, da autoria de Siza Vieira, uma obra inaugurada em dezembro de 2024 e que tem sido objeto de várias críticas.

CCT considera que apoios para ex-trabalhadores da refinaria de Matosinhos são "campanha eleitoral"

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal considerou esta sexta-feira que o anúncio das candidaturas aos incentivos para os ex-trabalhadores da refinaria de Matosinhos, no montante de um milhão de euros, serve “como mais um motivo de campanha eleitoral”.