Bispo do Porto aponta com Leão XIV para uma Igreja "presente no mundo para o servir"

Bispo do Porto aponta com Leão XIV para uma Igreja "presente no mundo para o servir"
Foto: Conferência Episcopal Portuguesa
| Porto
Porto Canal / Agências

O bispo do Porto disse esta sexta-feira que os católicos têm a esperar do Papa Leão XIV “uma Igreja reconfigurada” na sua dimensão espiritual e que “está presente no mundo para o servir e para o fermentar com novos valores”.

Numa mensagem em vídeo divulgada na página da diocese na Internet, Manuel Linda disse que “já se notou, pelas primeiras palavras”, que o novo pontífice quer “uma Igreja inclusiva, construtora de pontes, aberta à humanidade”.

“Uma Igreja (…) mais espiritual, para ajudar a fermentar o mundo com novos valores, concretamente os da paz, da fraternidade e da esperança”, acrescentou o bispo do Porto.

Manuel Linda sublinhou também, na sua mensagem, a escolha do nome de Leão pelo novo Papa.

“Isso reporta-nos àquele outro Papa que usou pela última vez esta designação, Leão XIII, nos finais do século XIX, uma época duríssima quer para o mundo, quer para a Igreja”, afirmou o prelado, acrescentando que aquele Papa pôs “a Igreja em contacto com o mundo como ele é, com as suas alegrias e esperanças, com as suas tristezas e lágrimas”.

O bispo do Porto sublinhou ainda a encíclica Rerum Novarum, sobre a condição dos trabalhadores, escrita por Leão XIII, e “que iria mudar mentalidades”.

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito Papa na quinta-feira, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho. Era até agora prefeito do Dicastério para os Bispos.

Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).