APED considera que 1º semestre evidenciou sinais de deflação na economia portuguesa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 set (Lusa) -- A diretora-geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), Ana Isabel Morais, considerou hoje que o primeiro semestre evidenciou sinais de deflação na economia portuguesa, sobretudo ao nível dos produtos alimentares.

"Detetámos que o que está a acontecer na economia portuguesa é um fenómeno de deflação, que se sente essencialmente ao nível dos produtos alimentares e que tem levado a uma estabilização do crescimento do volume de vendas e negócios" das empresas, disse a responsável em declarações à agência Lusa a propósito da apresentação do barómetro de vendas da APED relativo ao primeiro semestre.

De acordo com Ana Isabel Morais, este fenómeno foi "desde logo sentido no início do ano, no primeiro trimestre", com os preços do grande consumo alimentar a evidenciarem o fenómeno de deflação.

"Vamos ver como se comportam as vendas do segundo semestre e como se desenvolve o ambiente macroeconómico, que é fundamental para não deixar que se instale na economia portuguesa o fenómeno de deflação", disse.

De acordo com as conclusões do barómetro da APED, a deflação sentida sobretudo nos produtos alimentares conjugada com a aposta em diversos formatos promocionais foi a principal responsável pela estabilização do crescimento das vendas do retalho alimentar, de 0,4%.

Assim, segundo os dados da associação, o preço médio no ramo alimentar (que não inclui atividades promocionais em que o desconto incide sobre o 'ticket' total) baixou 0,2% no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo de 2013.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.