Câmara do Porto investe 32 mil euros em tratamentos dentários a grupos vulneráveis

Câmara do Porto investe 32 mil euros em tratamentos dentários a grupos vulneráveis
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Câmara do Porto vai votar na segunda-feira um investimento de 32 mil euros para a criação de um gabinete médico-dentário destinado a grupos em situação de vulnerabilidade e a cuidadores informais.

O projeto, uma parceria com a organização não governamental Mundo a Sorrir, prevê que entre abril e setembro, no Centro de Apoio à Saúde Oral, sejam realizadas 600 consultas, colocadas 35 próteses dentárias removíveis e realizadas seis sessões de rastreio, indica a proposta.

Citada pelo comunicado publicado na página da autarquia, a vereadora com o pelouro da Saúde, Catarina Araújo acrescenta que o projeto "prevê uma componente importante de prevenção, com medidas de educação para a saúde, cuja eficácia junto dos mais jovens apresenta maior probabilidade de efetividade”.

Com este investimento, a Câmara do Porto pretende criar "uma ação complementar aos cuidados de saúde, preventivos e curativos, prestados no âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral", que inclui a medida cheque-dentista para jovens ou idosos beneficiários do complemento solidário, mas cujo acesso apresenta "limitações", prossegue o documento.

No caso dos cuidadores informais, a vereadora sublinha que "constituem um grupo populacional com particularidades que os colocam em situação de especial fragilidade", e onde "o risco de isolamento e a diminuição do autocuidado são também característicos, podendo impactar no desenvolvimento de determinadas condições orais".

Com atividade desde 2009, o Centro de Apoio à Saúde Oral procura "melhorar a saúde oral de populações vulneráveis, através de uma intervenção médico-dentária e do acompanhamento psicossocial, assumindo-se como uma resposta adicional às medidas existentes a título público e/ou privado", lê-se ainda.

A Mundo a Sorrir é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada no Porto, em 2005, com a missão de promover a saúde oral junto das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, desenvolvendo a sua atividade em Portugal e em alguns Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Neste período, a Mundo a Sorrir realizou mais de 40 projetos em Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe e apoiou mais de 907 000 pessoas, sendo reconhecida pelo cariz inovador dos seus projetos e pelo impacto social dos mesmos, quer pela Câmara Municipal do Porto, através da atribuição da Medalha de Mérito de Ouro da Cidade, quer por muitas outras entidades a nível nacional e internacional, nomeadamente o Conselho Económico e Social das Nações Unidas, assinala o município.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).