BES: PS quer incluir responsabilidades da 'troika' na comissão de inquérito

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 set (Lusa) - O líder parlamentar do PS, Alberto Martins, defendeu hoje que a responsabilidade da 'troika' no processo do BES deve ser incluída no âmbito da comissão parlamentar de inquérito proposta pelo PCP e que será votada no dia 19 de setembro.

"Temos consciência que há responsabilidades do Governo, da 'troika' e da supervisão e regulação. Naturalmente, é esta amplitude que nós queremos ver discutida e aprofundada na comissão de inquérito", argumentou Alberto Martins aos jornalistas à saída da conferência de líderes que agendou a discussão e votação da proposta de criação da comissão para o dia 19 de setembro.

Confrontado com o facto de a responsabilidade da missão externa que inclui o FMI, o BCE e a Comissão Europeia estar excluída do objeto da comissão proposto pelos comunistas, Alberto Martins respondeu: "Vamos discutir a proposta do PCP, uma proposta que será sujeita a debate e no debate vamos aprofundar tudo o que entendemos que deve ser colocado na comissão de inquérito".

Questionado ainda sobre o horizonte temporal do inquérito proposto pelos comunistas iniciar-se em 2008, abrangendo a governação socialista, o líder parlamentar do PS afirmou que "só a verdade serve a democracia".

"Nós não temos quaisquer reservas na amplitude da comissão de inquérito. Queremos é que ela incida sobre os aspetos essenciais de um falhanço global do sistema financeiro, das entidades reguladoras, da previsão do Governo, da responsabilidade do Governo e da 'troika'", afirmou.

O presidente da bancada comunista, João Oliveira, apresentou hoje em conferência de imprensa no parlamento o texto com o objeto da comissão de inquérito "à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, ao processo que conduziu à aplicação da medida de resolução e às suas consequências, nomeadamente quanto aos desenvolvimentos e opções relativos ao GES, ao BES e ao Novo Banco".

O objeto da comissão proposta pelos comunistas tem sete pontos, que passam por "avaliar a intervenção e a eventual utilização, direta ou indireta, imediata ou a prazo, de dinheiros públicos".

O PCP quer também que a Assembleia da República avalie "a intervenção de entidades e poderes públicos, nomeadamente do Governo e das entidades de supervisão e regulação, desde 2008".

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.