Assembleia Municipal do Porto aprova permuta de terrenos junto à Ribeira da Granja para resolver litígio

Assembleia Municipal do Porto aprova permuta de terrenos junto à Ribeira da Granja para resolver litígio
Arquivo | Autoridade Marítima Nacional
| Porto
Porto Canal/Agências

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, a desafetação de uma parcela de terreno junto à Ribeira da Granja e uma permuta com a Civilria para resolver um litígio judicial.

A proposta, discutida na sessão que decorreu na segunda-feira à noite, contou com o voto favorável de todas as forças políticas, à exceção da CDU, que se absteve.

Em causa está a desafetação de uma parcela de terreno municipal, situada entre a Rua de S. João do Porto e a Rua de Grijó, e incorporada no domínio público na sequência de uma operação urbanística, aprovada em 2002 durante o primeiro mandato de Rui Rio.

Na sequência da desafetação, o município pretende celebrar uma permuta com a Civilria, proprietária da maior parte dos terrenos que existem naquela zona e terminar com o litígio que decorre no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto.

O acordo permitirá abrir o troço Delfim Pereira da Costa, que liga a Rua de Grijó à Rua de Serralves, mas também construir um parque verde ao longo do leito da Ribeira da Granja e uma bacia de retenção para mitigar o risco de inundações.

A construção do parque verde e da bacia de retenção serão responsabilidade da Civilria.

Pelo PSD, Manuel Monteiro salientou que a proposta permitirá resolver “um litígio com cerca de 20 anos” que tem causado “transtorno para os portuenses que residem e passam por aquelas ruas”, mas também abrir “o bairro da Pasteleira à VCI”.

Também o socialista Alfredo Fontinha destacou “os ganhos” do município com este acordo que, apesar de não ser “um negócio fabuloso” é “um bom negócio e vai interessar bastante à cidade”.

Já a deputada Elisabete Carvalho, do Bloco de Esquerda, destacou que, com este acordo, “a autarquia tem oportunidade de intervir na Ribeira da Granja, avançar com a sua renaturalização e disponibilizar mais um parque para usufruto da população”.

À semelhança do BE, também o deputado único do PAN, Paulo Vieira de Castro, saudou a reconstrução do parque e a criação da bacia de retenção na ribeira, dizendo esperar que projetos como este possam vir a tornar o Porto “uma cidade esponja”.

Pelo movimento independente “Rui Moreira, Aqui Há Porto”, José Maria Montenegro afirmou que o acordo permitirá resolver “um irritante [litígio] que tem anos”, bem como dar resposta em diferentes domínios, nomeadamente, mobilidade, ambiente e segurança.

Já o deputado Rui Sá, da CDU, lamentou que o executivo não tenha feito uma apresentação “com mais detalhe” sobre o projeto e endereçou uma série de questões sobre o projeto, nomeadamente, por que motivo a construção deste parque, de menor dimensão, era superior à do parque da Asprela.

Em resposta ao deputado, o vice-presidente da Câmara do Porto, que na sessão substituiu o presidente, esclareceu muitas das questões remetendo para a informação presente nos documentos e disse ser intenção do município criar bacias de retenção ao longo da Ribeira da Granja, que é o maior curso de água da cidade.

Na sequência da permuta, foi atribuído um valor de 55.694,46 euros ao terreno da Civilria e 3.624.000 euros à parcela do município, resultando numa diferença de 3.568.305,54 euros, sendo que 2.513.560 euros serão pagos pela Civilria por compensação pelos trabalhos de construção da bacia de retenção e do parque urbano.

O remanescente, no valor de 1.054.745,54 euros, será pago em dinheiro pela Civilria ao município.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).