Bruxelas multa Philips, Samsung e Infineon em 138 ME por cartel

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 03 set (Lusa) -- A Comissão Europeia multou as empresas Philips, Samsung e Infineon em 138 milhões de euros por cartel no fabrico de 'chips' para cartões.

Segundo informação hoje divulgada pela Comissão Europeia, as empresas Infineon, Philips, Samsung e Renesas (então uma 'joint venture' entre Hitachi e Mitshubishi) coordenaram esforços no mercado de 'chips' de cartões, violando assim as regras europeias que proíbem cartel.

Em resultado da investigação que a Comissão Europeia abriu a estas fabricantes de 'chips' de cartões, foi agora divulgado que Bruxelas impôs multas que totalizam 138 milhões de euros às empresas Philips, Samsung e Infineon.

De fora ficou a Renesas, que beneficiou de imunidade total ao abrigo da legislação que permite clemência por ter revelado a existência do cartel.

Os contactos entre as empresas e que deram origem ao cartel foram bilaterais e aconteceram entre setembro de 2003 e setembro de 2005.

A alemã Infineon foi multada em 82,8 milhões de euros, a holandesa Philips 20,1 milhões de euros e a sul-coreana Samsung em 35,1 milhões de euros.

Esta já não é a primeira vez que os fabricantes de 'chips' são punidos por não respeitarem as regras europeias. Os 'chips' são utilizados tanto em cartões bancários, como em cartões SIM dos telemóveis e até nos passaportes.

IM// CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.