Nova vereadora da Câmara da Maia fica com pelouros da Ciência e Juventude

Porto Canal/ Agências
A nova vereadora da Câmara da Maia Susana Neto vai ocupar o cargo a meio tempo, ficando com os pelouros da Ciência e Juventude, segundo um despacho do presidente da autarquia a que a Lusa teve acesso.
No documento, datado de 11 de fevereiro e que determina a criação do pelouro da Ciência, António Silva Tiago (PSD/CDSS-PP) refere que “mercê da renúncia ao mandato de vereador de Paulo Ramalho”, que deixou o executivo para ocupar o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a nova vereadora passa a exercer aqueles pelouros que criou “por autonomização relativamente aos pelouros que integravam essas áreas da ação municipal”.
Silva Tiago explica que, “face à nova composição do executivo municipal, ao tempo transcorrido desde 2021 e à evolução da atividade do município, para além da designação de novos responsáveis políticos para os pelouros que estavam sob a responsabilidade do anterior vereador Paulo Ramalho”, entendeu “ser igualmente pertinente introduzir algumas alterações de pormenor no elenco dos pelouros, com o intuito de melhorar as suas lógica e racionalidade organizativa” do executivo.
Assim, o autarca determinou que à sua vice-presidente e vereadora Emília Santos fiquem atribuídos os pelouros da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Demografia, atribuindo ao vereador Mário Neves as pastas dos Transportes e Mobilidade, Cultura e Conhecimento, Segurança, Proteção Civil e Fiscalização, Planeamento Territorial e Relações Internacionais.
A vereadora Marta Peneda fica com os pelouros da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, enquanto o vereador Hernâni Ribeiro com Desporto e Dinamização Territorial, Administração, Modernização e Eficiência Governativa, Digitalização do Território e Turismo.
Já o presidente fica com os pelouros da Habitação, Finanças, Orçamento e Património, Recursos Humanos, Assuntos Jurídicos, Urbanismo, Obras Municipais e Competitividade Económica e Agricultura.
O despacho esclarece ainda que “na prossecução e gestão da missão do Financiamento Municipal com recurso a Fundos Comunitários, que integra o pelouro das Finanças, Orçamento e Património”, o presidente daquela Câmara Municipal no distrito do Porto será coadjuvado pela vice-presidente e na gestão do pelouro da Competitividade Económica e Agricultura será coadjuvado pelo vereador Mário Neves.
Susana Neto tomou posse em 20 de janeiro.