Rodrigo Mora: "Sinto-me radiante sempre que entro no Estádio do Dragão”

Porto Canal
Ao lado do “grande amigo” Samu, Rodrigo Mora lembrou que “a equipa está acima de tudo” e recordou os marcos da ainda curta carreira no Magazine da UEFA. A viver “o sonho de jogar na equipa principal do FC Porto”, o jovem de apenas 17 anos quer “ganhar a Liga Europa e o campeonato” e já só pensa em “dar o máximo para vencer a Roma” num duelo que prevê complicado para ambos os lados, já que “jogar contra o FC Porto não é fácil”.
Na próxima quinta-feira (20h00, Sport TV5), como “sempre”, o criativo vai entrar “radiante” no Estádio do Dragão para “dar o melhor” a “representar um dos melhores clubes do mundo”: “Somos um grande clube, vamos dar tudo o que temos nestes dois jogos muito importantes”.
Um amigo dentro e fora de campo
“O português e o espanhol são idiomas de fácil compreensão, mas também sei falar um pouco de espanhol. O Samu não fala português, mas entendemo-nos na língua materna de cada um. Conhecemo-nos nos treinos, já tinha ouvido falar do Samu por estar associado a várias transferências, embora nunca o tivesse visto jogar. Damo-nos muito bem fora do relvado, às vezes almoçamos juntos, combinamos jantares e gostamos de estar juntos. Complementamo-nos bem, até pelas posições em que jogamos, e ele é um grande amigo que tenho.”
O icónico festejo em Moreira de Cónegos
“Eu assisti-o para o golo, depois também marquei e, com o entusiasmo do jogo, ele levantou-me no festejo. Estou muito feliz com o rendimento de ambos.”
Os primeiros minutos na Europa
“A minha estreia europeia foi contra o Bodø/Glimt. Não foi muito feliz porque acabámos por perder um jogo que era importante, como os restantes. Fiquei feliz pela estreia, mas triste pelo resultado porque a equipa está acima de tudo.”
O pilar que nunca falta
“Tenho a certeza de que o melhor golo de estreia foi o do Samu. O meu entrou depois de um ressalto no defesa. Não tinha ninguém a ver no estádio, estavam em casa. É muito bom ter o apoio da família, seja nas bancadas ou em casa. Estão sempre connosco nos bons e maus momentos.”
As metas a cumprir na Liga Europa
“Queremos ganhar a Liga Europa e o campeonato. Conseguimos o primeiro objetivo, que era seguir em frente na fase de liga, e agora temos dois jogos muito importantes contra a AS Roma em que vamos dar tudo o que temos. Vai ser difícil, todos os duelos são complicados para nós e para o adversário. Jogar contra o FC Porto não é fácil. Somos um grande clube e vamos dar o nosso máximo para vencer a Roma.”
Um sonho tornado realidade
“É um sonho jogar na equipa principal do FC Porto. Eu cresci no Porto, entrei no clube com nove anos e sempre sonhei chegar aos seniores. Agora, na Liga Europa, tal como em todas as outras competições, tento sempre dar o meu melhor para representar estas cores. Quero continuar a trabalhar diariamente e a desenvolver-me.”
A rampa de lançamento
“A UEFA Youth League foi uma competição muito importante para mim, ajudou-me imenso neste objetivo de chegar à equipa principal. Saímo-nos muito bem - individual e coletivamente - no ano passado, apesar de termos perdido nas meias-finais. Acho que é uma competição fantástica com grandes clubes, excelentes jogadores e que foi crucial para eu estar aqui hoje.”
O Estádio do Dragão
“Sinto-me radiante sempre que entro no Estádio do Dragão. Quando era mais novo, sonhava jogar neste estádio e ouvir o apoio dos nossos adeptos. Marcar aqui foi um momento marcante, sem dúvida.”
Com a história em dia
“Já vi muitos vídeos sobre as glórias europeias e o meu pai costumava falar-me sobre a conquista da Liga Europa em 2011. Ainda era muito novo quando a conquistamos, mas foi um troféu importante para o clube. Queremos ergue-lo novamente este ano. É uma honra representar um dos melhores clubes do mundo e estou muito feliz aqui.”