Adjudicada a dragagem do porto de pesca do largo de Aveiro

Adjudicada a dragagem do porto de pesca do largo de Aveiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Porto de Aveiro decidiu adjudicar a empreitada de dragagem de manutenção do porto de pesca do largo, por cerca de meio milhão de euros, revelou esta quinta-feira fonte portuária.

Segundo uma nota de imprensa da Administração do Porto de Aveiro, a dragagem “visa assegurar a navegabilidade e segurança das embarcações da frota pesqueira e da Autoridade Marítima”.

“No Porto de Pesca do Largo, os trabalhos iniciar-se-ão em maio e irão focar-se na reposição das cotas de fundo junto às pontes-cais, atualmente assoreadas, que dificultam a navegação em determinadas condições de maré”, explica a nota.

Refira-se que o setor da pesca do largo é servido 15 pontes-cais utilizadas por empresas ligadas à pesca, processamento, congelamento e distribuição de pescado.

A empreitada visa “aumentar a resiliência ambiental, a segurança, a eficiência e a navegabilidade” e compreende ainda a dragagem do Canalete do Forte da Barra.

“No Canalete, dada a urgência da situação, os trabalhos começarão assim que estejam reunidas as condições necessárias, com o objetivo de normalizar rapidamente as operações das embarcações das entidades oficiais e garantir a segurança da navegação na área, devendo a empreitada ficar concluída no prazo de 60 dias”.

Hoje a Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou também a empreitada de requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo (cais dique), anualmente inundada em períodos de marés vivas, num investimento de cerca de 4,5 milhões de euros.

“O desenvolvimento do projeto contou com a participação da Câmara Municipal de Ílhavo, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e das associações e empresas localizadas na área de intervenção.

“O Porto de Aveiro reforça assim as condições desta infraestrutura para o desenvolvimento de atividades industriais e de armazenagem ligadas à pesca longínqua, bem como para o desenvolvimento de novas atividades marítimo-portuárias”, salienta Eduardo Feio, presidente da administração do Porto de Aveiro.

A obra permitirá ainda “valorizar o terminal do Edifício Ponte-cais 12, bem como criar melhores condições para o reforço da ligação ao Terminal Sul do Porto de Aveiro”.

+ notícias: Norte

Munícipes de Viana do Castelo contra superfície comercial em zona residencial

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se esta sexta-feira contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Ex-diretor da Câmara de Espinho nega pressões para favorecer privados

O antigo diretor da Câmara de Espinho Pedro Castro e Silva, arguido no processo Vórtex, negou esta sexta-feira ter sido pressionado para atuar em benefício de interesses particulares, nomeadamente nos processos urbanísticos da construtora Pessegueiro.

Ponte de Lima apresentou planos para defender e aproveitar potencial da floresta

Defender a floresta de Ponte de Lima, que ocupa 60% do território do concelho, e aproveitar, economicamente, o potencial daquela mancha verde são os objetivos dos planos apresentados na Feira do Ambiente e Ambientes.