Leão Martinho quer maior duração dos apoios ao empreendedorismo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 set (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, considerou hoje que o anteprojeto de reforma do IRS é, em geral, "bastante positivo", mas deseja que o apoio ao empreendedorismo previsto no documento possa ir mais além.

Para o bastonário, o período de incentivo à criação do próprio negócio, de dois anos, "parece ser relativamente curto" e por isso a direção da Ordem dos Economistas irá trabalhar no sentido de melhorar o documento sobre esta matéria.

O economista considera assim que o documento traz "muitas vantagens" ao nível da simplificação administrativa, incentivo ao empreendedorismo e às famílias numerosas.

"O que é preciso é que seja aprovado e posto em condições que o país permita para que este agravamento fiscal que se tem tido possa ser a pouco e pouco, e de maneira consistente, diminuído e efetivamente o IRS passe a ser um imposto que não sobrecarregue as famílias e as empresas", disse Leão Martinho à saída da reunião com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no âmbito do processo de consulta pública do anteprojeto da reforma do IRS.

A proposta prevê todos os trabalhadores por conta de outrem que criem um negócio próprio possam beneficiar de uma redução de IRS de 50% no 1.º ano de atividade e de 25% no 2.º ano, esta medida também abrange os desempregados que iniciem uma atividade económica por conta própria.ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.