Construção do novo Parque da Saúde de Lamego arranca no início de 2025

Construção do novo Parque da Saúde de Lamego arranca no início de 2025
Foto: Website OmegaFlow
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Lamego adjudicou esta terça-feira, por mais de nove milhões de euros, a construção do novo Parque da Saúde, que deverá arrancar no primeiro trimestre de 2025.

A obra, adjudicada por 9.637 mil euros (mais IVA) e que tem um prazo de execução de ano e meio, surgirá na Avenida das Acácias (junto ao antigo Hospital Distrital de Lamego), com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde primários à população.

“A Câmara de Lamego vai fazer um esforço muito grande para garantir a igualdade de acesso a cuidados de saúde a todos os cidadãos, permitindo que sejam atendidos em instalações dotadas de boas condições de conforto, quer para os profissionais, quer para os utentes”, frisou o presidente da autarquia, Francisco Lopes.

O novo Parque da Saúde de Lamego tem financiamento assegurado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) sendo que, segundo a autarquia, “a dotação deste instrumento financeiro para a construção desta nova infraestrutura é a segunda maior do país a aplicar em novas unidades de saúde, o que mostra a grandeza do investimento a concretizar”.

O projeto prevê que, num mesmo edifício, fiquem concentrados “diversos serviços alojados em espaços dispersos pela cidade que não possuem condições físicas satisfatórias”, como as unidades de saúde familiar e a Unidade de Saúde Pública.

Para que tal fosse possível, a autarquia “expropriou o terreno que era propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lamego onde será erguido o novo edifício”.

“O projeto cumpre os parâmetros urbanísticos previstos no Plano Diretor Municipal e garante uma boa relação urbanística e paisagística com a zona envolvente”, acrescentou a autarquia.

O Parque da Saúde de Lamego terá uma área total de intervenção de 6.622,65 metros quadrados, com cinco pisos em altura.

“Vai dispor de uma área técnica muito grande, cumprindo todos os requisitos ao nível da eficiência energética, com a instalação, por exemplo, de painéis solares na cobertura. A fachada envidraçada também procurará assegurar a imagem de sobriedade com a colocação de painéis coloridos em tons de cinzento”, explicou.

Segundo a autarquia, “o reforço dos cuidados de saúde primários no concelho será acompanhado pela melhoria significativa da mobilidade na zona envolvente do Parque da Saúde”.

Com o objetivo de servir melhor os utentes e as pessoas que procuram outras instituições e empresas existentes nas imediações será construído um parque de estacionamento junto ao edifício, que terá lugares próprios para pessoas com mobilidade condicionada e para parqueamento de ambulâncias.

“Como complemento, também serão criados novos lugares de estacionamento na Calçada da Guerra e um estacionamento interior privativo para médicos e funcionários”, acrescentou.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.