Vereador Ricardo Valente renuncia na Câmara do Porto mas fica até janeiro

Vereador Ricardo Valente renuncia na Câmara do Porto mas fica até janeiro
CMP
| Porto
Porto Canal/Agências

O vereador das Finanças e Atividades Económicas da Câmara do Porto, Ricardo Valente, disse esta quinta-feira que renunciou ao cargo por considerar que se fecha um ciclo, mas que se manterá em funções até janeiro, a pedido do presidente da autarquia.

“A minha saída resulta de uma questão simples: estamos a fechar um ciclo, o doutor Rui Moreira está no seu último mandato e estamos a entrar numa fase que a mim não me interessa minimamente. Entrei no projeto para transformar, retransformar e ajudar a mudar a cidade do Porto e não estou disponível para estar num projeto quando passamos a estar numa lógica de gestão corrente”, afirmou Ricardo Valente.

Vereador do pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, bem como do pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente tornou-se militante da Iniciativa Liberal, em outubro de 2020, e deixou a associação cívica “Porto, o Nosso Movimento” em novembro de 2022.

Questionado sobre se a renúncia noticiada hoje pelo Jornal de Notícias pode ter a ver com uma candidatura às autárquicas de 2025, Ricardo Valente disse que não.

“A minha saída não tem rigorosamente nada a ver com uma candidatura em 2025 pela IL. Não sou alguém que queira ter carreira política que não seja executiva e efetiva. Nunca serei, na política, alguém sem contribuir. Também não quero condicionar a IL. Não está claramente nos meus horizontes a participação política enquanto candidato pela IL”, referiu.

Reiterando que não sai em rutura com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ao qual teceu elogios, Ricardo Valente avançou à Lusa que ficará em funções até janeiro.

“Anuí a um pedido do senhor presidente e fico naturalmente até janeiro. Fui sensível aos argumentos do doutor Rui Moreira. Isso também demonstra a contradição de estarmos em colisão. Mas o meu lugar está à disposição”, concluiu.

A agência Lusa solicitou uma reação à Câmara Municipal do Porto, bem como esclarecimento sobre quem assumirá as funções de Ricardo Valente e aguarda.

De acordo com o edital publicado a 23 de agosto de 2021, sobre a lista o movimento independente candidata às eleições desse ano, a sucessora poderá ser Ana Barbosa.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).