FC Porto (Sub-17): Duarte Cunha assina contrato profissional 

FC Porto (Sub-17): Duarte Cunha assina contrato profissional 
| Desporto
Porto Canal

Duarte Cunha assinou o primeiro contrato profissional com o FC Porto e prolongou, desta forma, a ligação ao clube a que está vinculado desde os nove anos. Natural de Vila Nova de Cerveira, uma vila raiana do distrito de Viana do Castelo, o avançado iniciou a carreira no clube local e, ao cabo de duas épocas com um total de 54 golos marcados em 46 jogos, passou a vestir de azul e branco.

O percurso bem-sucedido iniciado nos sub-10 do clube levou-o a subir escalões sucessivamente até chegar aos juvenis em 2023/24. Aos 15 anos, estreou-se entre os sub-17 e, na presente temporada, ainda abaixo da idade de referência, é o jogador com mais participações em golos (14) e o atleta com mais assistências (9) no campeonato dessa faixa etária.

“A viver um sonho” que o deixa “muito feliz e orgulhoso”, o internacional pelos sub-16 e sub-17 de Portugal afirmou ser “uma honra muito grande e uma motivação extra” continuar de Dragão ao peito, sempre ciente de que “a responsabilidade também aumenta” à medida que percorre o trajeto até ao objetivo de se estrear “pela equipa principal”.

Com “mais maturidade e inteligência, tecnicamente mais evoluído” e “preparado” para “corresponder às exigências”, Duarte espera replicar os feitos de Otávio, Galeno e Alex Telles, as “principais referências” de um jovem que por agora só pensa em “ajudar a equipa a sagrar-se campeã nacional”.

Orgulho e felicidade no momento de rubricar contrato
“Estou a viver um sonho. Sinto-me muito feliz e orgulhoso. Acima de tudo, é uma honra muito grande e uma motivação extra. Sei que a responsabilidade também aumenta, mas estou preparado para isso e quero corresponder às expectativas.”

O presente e o futuro
“O meu objetivo nos sub-17 é ajudar a equipa a sagrar-se campeã nacional e, no futuro, sonho em estrear-me pela equipa principal do FC Porto.”

Os exemplos máximos
“As minhas principais referências no clube, por tudo o que fizeram, são o Otávio, o Galeno e o Alex Telles.”

As etapas marcantes da formação
“Recordo com um carinho especial o meu primeiro torneio ganho, a Copa do Guadiana no Algarve, fiquei mesmo muito feliz. A nível individual, os contratos de formação e profissional e a minha chegada foram os momentos que me marcaram.”

O autorretrato
“Sou um jogador com mais maturidade e inteligência, tecnicamente mais evoluído, o que é normal, mas acima de tudo estou a corresponder às exigências que me têm vindo a ser feitas.”

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “É a primeira de três finais nesta competição”

O FC Porto recebe o Midtjylland esta quinta-feira às 20h00 (Sport TV5) na sexta de oito jornadas da fase de liga da Liga Europa. Nas cinco anteriores os portistas somaram outros tantos pontos, menos dois do que os dinamarqueses, e ocupam uma das últimas posições que dão acesso ao play-off de apuramento para os oitavos de final.

FC Porto: Último treino antes da receção ao Midtjylland

O plantel principal do FC Porto deu por encerrada a preparação para a sexta ronda da Liga Europa. Durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, os portistas realizaram a derradeira sessão tendo em vista o duelo frente ao Midtjylland marcado para as 20h00 desta quarta-feira no Estádio do Dragão (Sport TV5).

André Villas-Boas: “O Mundial será importante para o FC Porto e para a cidade”

Ter o Estádio do Dragão como uma das sedes do Campeonato do Mundo de seleções “é um orgulho enorme” para os portistas em geral e para André Villas-Boas em particular. À margem da cerimónia de consagração da atribuição do Mundial 2030, “um evento tão importante para o desenvolvimento do futebol português, do desporto e da economia”, o presidente do FC Porto demonstrou “todo o interesse em colaborar com a Federação na organização” da prova e revelou estarem a ser preparadas “grandes melhorias na infraestrutura do Estádio do Dragão”, “nomeadamente nos camarotes e nas áreas de hospitalidade”.