BES Investimento prevê 2.º semestre com impacto negativo da situação no grupo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 ago (Lusa) -- O Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) disse hoje estar a contar com um impacto negativo nos resultados nos próximos meses proveniente da situação no grupo, o que levou ao início de "um processo de reflexão".

No relatório e contas do primeiro semestre do ano, o BESI refere que "o ano 2014 começou de uma forma bastante positiva", tendo registado um aumento dos lucros de 21,9% para 2,5 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2014 face a igual período do ano passado, com o produto bancário consolidado a ter crescido 51,6% para 182,9 milhões de euros.

No texto introdutório do documento, o BESI elenca os principais acontecimentos do Grupo Espírito Santo ao longo dos últimos meses, recordando que o BESI e as suas filiais foram incorporados no Novo Banco, o que leva à conclusão de que "a atividade do BESI durante os próximos meses deverá ser negativamente afetada pelos desenvolvimentos decorrentes desta nova realidade".

"As consequências diretas desta situação, aliadas à incerteza que rodeia todo este processo, deverão mostrar um segundo semestre em nada semelhante ao primeiro semestre", pode ler-se no relatório e contas da instituição.

O documento acrescenta ainda: "Enquanto entidade detida na totalidade pelo Novo Banco, o futuro do BESI está condicionado pelas decisões que vierem a ser tomadas e que envolvam o seu Acionista Único e a estratégia que o mesmo venha a adotar. Neste enquadramento, o BESI iniciou um processo de reflexão sobre a sua estratégia futura, com o objetivo de potenciar a rentabilidade sustentada das suas operações adaptadas ao novo contexto".

TDI // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.