FC Porto: Todos os caminhos vão dar a Roma

FC Porto: Todos os caminhos vão dar a Roma
| Desporto
Porto Canal

988 dias depois de ali empatar a duas bolas frente à Lazio, o FC Porto volta a pisar o relvado do Estádio Olímpico de Roma a partir das 20h00 desta quinta-feira (Sport TV5) na quarta jornada da fase regular da Liga Europa. O adversário é o mesmo e a competição também, mas dos onze titulares em fevereiro de 2022 restam apenas Diogo Costa e Pepê e, desta feita, os biancocelesti atravessam um excelente momento de forma.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 Invicta em casa desde março, a Lazio lidera a tabela classificativa da Liga Europa com três jogos, três vitórias, nove golos marcados e apenas um sofrido frente ao Dínamo de Kiev, ao Nice e ao Twente e divide o terceiro posto da Série A com a Atalanta e a Fiorentina, ficando atrás do Nápoles e do Inter e à frente da Juventus ou do AC Milan.

Muito se deve à pontaria de Taty Castellanos e de Boulaye Dia, às oito assistências de Nuno Tavares noutras tantas jornadas - um registo sem paralelo no futebol continental -, à magia do lendário Pedro Rodríguez e do irreverente Mattia Zaccagni nos apoios aos pontas de lança, ao jogo aéreo de Mario Gila, Patríc Gil e Matías Vecino, à segurança de Ivan Provedel entre os postes e ao ritmo elevado imposto por Marco Baroni, o timoneiro contratado ao Hellas Verona para o lugar de Maurizio Sarri.

Desde que chegou à capital, o antigo defesa italiano tem feito um trabalho bastante positivo ao comando dos laziali, que se distinguem da forte concorrência pela verticalidade nas ações ofensivas e pela velocidade, mobilidade, criatividade e capacidade de definição das unidades mais avançadas no contragolpe.

Trata-se, portanto, de um adversário à altura e de um osso duro de roer. Vítor Bruno definiu a Lazio como uma formação “agressiva, muito vertical, muito jogo de corredores, muitos cruzamentos e forte presença na área” que o obriga a “olhar para o jogo com respeito” e a apelar aos atletas que se mantenham “muito vigilantes, ambiciosos, audazes e com sentido de responsabilidade”.

“Com muita ambição de ganhar e sair do jogo com sete pontos”, o treinador do FC Porto promete ir “à procura do resultado”, “nunca especulando, atacando da melhor forma” e recusando-se a “ficar à espera” de facilidades que nunca chegarão. “Tudo faremos para conseguir a vitória”, sublinha alguém desejoso de “subir na tabela e chegar aos lugares de qualificação direta” para os oitavos de final. No Aeroporto Leonardo da Vinci aterrou uma comitiva de 26 atletas sem Marko Grujic “por impedimento físico”, Wendell e Iván Jaime “por opção”.

O histórico entre os dois emblemas é largamente favorável aos da Invicta: nos quatro embates anteriores, os portistas venceram metade e empataram os outros dois. O primeiro duelo foi um dos melhores da história do Estádio das Antas, teve lugar numa chuvosa noite de abril de 2003 e terminou 4-1 a favor dos da casa, duas semanas antes do nulo no Olímpico que qualificou o FC Porto para a final da Taça UEFA em Sevilha.

Cinco anos volvidos, em pleno Verão de 2008, a Lazio foi convidada de honra para o jogo de apresentação aos sócios azuis e brancos no Estádio do Dragão, aonde viria a regressar nos primórdios de 2022 para sofrer nova derrota por 2-1, então referente à primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Na segunda, em Itália, Ciro Immobile até chegou a assustar os visitantes, mas Mehdi Taremi e Matheus Uribe encarregaram-se de carimbar o passaporte rumo aos “oitavos” apesar da resposta tardia de Danilo Cataldi.

Com um empate e um triunfo caseiros, frente ao Manchester United e ao Hoffenheim, os Dragões somam quatro pontos em três rondas europeias e encontram-se no meio da tabela da fase de liga, em posição de apuramento para o play-off. A oportunidade de subirem aos lugares de qualificação direta para os oitavos de final irá surgir quando o búlgaro Georgi Kabakov fizer soar o apito inicial no mítico coliseu romano.

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Último treino antes do jogo com o GD Chaves

O FC Porto B voltou a trabalhar nesta sexta-feira no CTFD Jorge Costa, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o GD Chaves (sábado, 18h00, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, relativo à 11.ª jornada da Segunda Liga.

Javian Davis: "É um jogo traiçoeiro"

Depois da segunda derrota no Grupo B da FIBA Europe Cup, as atenções voltam a virar-se para a Liga Portuguesa de Basquetebol e para 5.ª jornada, que reserva uma receção ao Vitória SC (sábado, 18h00, Porto Canal), no Dragão Arena. Na projeção de um encontro diante de “uma equipa difícil de descortinar”, mas que “tem muitas armas ofensivas”, Javian Davis sublinhou que o coletivo portista está “a crescer”. “É uma questão de tempo continuarmos a crescer e a melhorar enquanto equipa”, acredita o poste norte-americano. O FC Porto soma seis pontos, menos dois do que o líder Benfica, enquanto o Vitória SC segue em 11.º lugar com quatro.

FC Porto: Prpić chamado aos sub-21 da Croácia

Dominik Prpić repete a presença na convocatória da seleção croata de sub-21 para mais dois embates de apuramento para o Campeonato da Europa do escalão. O defesa de 21 anos integra a lista de Ivica Olić para os jogos frente à Lituânia em Velika Gorica (13 de novembro, 16h00) e em Budapeste, diante da Hungria (18 de novembro, 19h00), na terceira e quarta jornadas do Grupo H. A Croácia ocupa o segundo posto com menos um jogo e um ponto do que a Turquia.