PIB aumenta 2,9% com novo sistema de contas e Censos 2011

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 ago (Lusa) -- O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu hoje em alta os impactos do novo Sistema Europeu de Contas e dos Censos 2011 na economia portuguesa, estimando que o PIB aumente 2,9% no ano base, 2011.

Com as alterações introduzidas pelo Sistema Europeu de Contas (SEC2010), que tem até ao final do mês de setembro para entrar em vigor, mas também com a incorporação da informação dos Censos 2011, o INE afirma que "o PIB [Produto Interno Bruto] de 2011 é reavaliado para cerca de 176,2 mil milhões de euros, o que corresponde a um nível superior em 2,9% ao apurado na anterior base 2006".

A 11 de junho, os responsáveis pelas contas públicas do INE admitiram que o PIB aumentasse mais de 2,5% com a nova metodologia.

SP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.