FMI mais pessimista com economia mundial e zona euro

FMI mais pessimista com economia mundial e zona euro
| Economia
Porto Canal

O Fundo Monetário Internacional está mais pessimista sobre a economia mundial, esperando menor crescimento a nível global devido a uma expectativa de mais profunda recessão na zona euro e de abrandamento no crescimento das economias emergentes.

Na atualização divulgada hoje do World Economic Outlook, o fundo diz que a economia mundial deve crescer 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e 3,8% no próximo ano, menos 0,2 pontos percentuais que o previsto em abril.

O fundo espera também que a zona euro tenha uma recessão mais profunda este ano, agora de -0,6% do PIB, e um regresso ao crescimento para 0,9% em 2014, também uma revisão em baixa de 0,2 pontos percentuais.

Segundo o fundo, estas revisões explicam-se com uma procura interna mais fraca e crescimento mais fraco em vários mercados emergentes, mas também pelo aprofundar da recessão na zona euro.

O FMI alerta ainda para novos riscos para o crescimento económico a nível mundial, tais como um crescimento mais fraco nos mercados emergentes, e ainda a quebra do volume de crédito devido à restrição dos estímulos económicos por parte da Reserva Federal norte-americana, tal como avançado pelo seu presidente, Ben Bernanke.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.