Circulação cortada na Avenida D. Carlos I no Porto devido à previsão de mau tempo

Circulação cortada na Avenida D. Carlos I no Porto devido à previsão de mau tempo
| Porto
Porto Canal/Agências

A circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, no Porto, vai ser interrompida esta terça-feira a partir das 20h00 devido à previsão de mau tempo, adiantou a Câmara Municipal do Porto.

Em comunicado, a autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira, referiu que o trânsito será restabelecido “logo que as condições do mar o permitam”, sendo efetuada uma reavaliação da situação na quinta-feira.

O corte da circulação visa a “salvaguarda da segurança de pessoas e bens” perante a previsão de agravamento das condições meteorológicas, já a partir do final da tarde desta terça-feira, com vento, precipitação e agitação marítima forte.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontram-se emitidos para o distrito do Porto avisos para vento forte, com rajadas até 95km/h, sendo o período mais critico o coincidente com a duração do aviso laranja, isto é, entre as 00h00 e as 09h00 de quarta-feira.

Quanto à precipitação, encontra-se emitido um aviso amarelo com chuva persistente e, por vezes forte, entre as 18h00 desta terça-feirae as 12h00 de quarta-feira.

No que diz respeito à agitação marítima, o Porto encontra-se sob aviso laranja com ondas de oeste com cinco a seis metros de altura, podendo chegar aos 12 metros de altura máxima entre as 09h00 de quarta-feira e as 00h00 de quinta-feira.

“Face às previsões do IPMA, a autarquia sublinhou que “é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar”.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Porto

Assessor da União de Freguesias da Foz do Douro retira-se da nomeação para a comissão executiva da AMP

O assessor de imprensa e ex-jornalista Tiago Girão retirou-se da nomeação para membro da comissão executiva da Área Metropolitana do Porto (AMP), alegando motivos pessoais e familiares, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Cinco detidos em operação da PSP no Porto, Gaia e Valongo

Cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 46 anos, foram detidos esta terça-feira numa operação que decorreu no Porto, Vila Nova de Gaia e Valongo, anunciou em comunicado a PSP.

Associações convocam manifestação no Porto contra ação do Chega

Um total de 28 associações convocaram esta quarta-feira uma manifestação contra o racismo e fascismo para o dia 23 de novembro, no Porto, em resposta a uma ação anunciada pelo partido Chega, na mesma cidade e no mesmo dia, contra imigrantes e a pedir mais segurança.