FC Porto: Outubro no Museu com a grandeza de Américo e muito apetite pela história

FC Porto: Outubro no Museu com a grandeza de Américo e muito apetite pela história
| Desporto
Porto Canal

O legado material e imaterial de um dos guarda-redes lendários do clube em nova exposição temporária, a partir de 26 de outubro.

Outubro projeta as atenções do Museu Futebol Clube do Porto para dentro do fabuloso legado de Américo, lendário guarda-redes do clube que é evocado e homenageado na nova exposição temporária (dias 26 a 31) na Sala Multiusos. A descoberta da memória também traz de volta a Rota do Dragão (dia 26), passeio cultural conduzido pelo anfitrião de sempre, o historiador Joel Cleto. Até às doçuras e travessuras de Halloween na oficina criativa Buuuu! A Magia Está Lançada! (dia 27), a música e os contos para crianças, o Dia Mundial da Arquitetura (dia 7) e a Visita Orientada – Museu (dia 12) são destaques na programação e têm lugar entre os eventos para toda a família.

Américo é uma saudade tão grande como a marca de gigante que deixou na história e, também por isso, a nova exposição temporária visitável na Sala Multiusos (entrada livre) só podia ter o nome do icónico guarda-redes das décadas de 1950 e 1960. Falecido em 2023, o antigo guardião do clube e internacional português deixou em doação ao Museu FC Porto uma coleção de objetos e documentos que encerram memórias do seu percurso desportivo. Grande parte desse legado ganha visibilidade pública nesta inédita abordagem factual e emocional à vida e carreira de Américo Ferreira Lopes. A partir de 26 de outubro, data do 10.º aniversário da abertura do Museu ao público, e com o Objeto do Mês (dias 1 a 31) associado, a mostra decorre até 28 de fevereiro de 2025.

De volta às ruas seculares e repletas de memórias e, muitas vezes, factos surpreendentes, Joel Cleto leva a Rota do Dragão até junto do rio Douro. Dragões pela Ribeira (à Gomes de Sá) é o mote do passeio cultural de outubro e, entre vários momentos e protagonistas do passado do Porto e/ou do FC Porto, o historiador vai lembrar José Luís Gomes de Sá, o criador do famoso e portuense bacalhau à… Gomes de Sá. Quem disse que a história não abre o apetite?

A sessão de Música com Dragõezinhos – Outono (dia 6) já se encontra esgotada, mas ainda há bilhetes para novembro e dezembro. O evento Histórias com Magia para Dragõezinhos – A Magia do Halloween (dia 26) e a oficina criativa Buuu! A Magia Está Lançada! são outros destaques na programação a pensar nos mais novos e nas famílias, onde também têm lugar as visitas temáticas do Dia Mundial da Arquitetura e a habitual Visita Orientada à exposição permanente do Museu, todos os meses conduzida pelo Serviço Educativo.

+ notícias: Desporto

Edu Lamas: “É o primeiro troféu da época e o FC Porto entra sempre para ganhar”

Como é tradição, a época de hóquei em patins arranca com a Elite Cup, torneio que reúne os oito primeiros classificados da última edição do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de hóquei em patins. No Pavilhão Multiusos de Odivelas, FC Porto e Óquei de Barcelos são as primeiras equipas a entrar em pista, num duelo marcado para a manhã da próxima sexta-feira (11h00, Porto Canal/FC Porto TV). Depois das emoções do Mundial, Edu Lamas garantiu que os Dragões levam uma semana “a trabalhar forte” e que estão “focados neste primeiro objetivo, que é vencer o Óquei de Barcelos”. Além do FC Porto e dos barcelenses, participam também o Benfica, Sporting, Oliveirense, SC Tomar, Riba d'Ave e Valongo.

FC Porto (Voleibol): Entre as melhores do mundo. Crónica de jogo

É uma qualificação histórica: pela primeira vez, a equipa de voleibol feminino do FC Porto vai disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Em Las Palmas, frente ao Gan Canária, as portistas venceram por 3-2 na 2.ª mão da 3.ª ronda de qualificação e vão estar entre as melhores do mundo em 2024/25.

Miguel Coelho: “Queríamos muito estar na melhor competição do mundo”

A equipa de voleibol feminino do FC Porto escreveu mais uma página dourada num livro de honra de vitórias sem igual ao garantir a qualificação para a maior prova de clubes do planeta. No rescaldo da vitória em casa das detentoras do título espanhol (3-2) que selou a entrada na prestigiada Liga dos Campeões, Miguel Coelho esboçou uma “reação de extrema felicidade” ao ver que “o trabalho de toda a gente tem sido muito bem feito”, mas recusou “falar em história, porque a história fica para a imprensa para os adeptos”.