Universidade do Porto cancela receção aos novos estudantes prevista para quarta-feira

Universidade do Porto cancela receção aos novos estudantes prevista para quarta-feira
DR
| Porto
Porto Canal/ Agências

A sessão de receção aos novos estudantes da Universidade do Porto, prevista para quarta-feira, foi cancelada, por respeito às vítimas dos incêndios que lavram por todo o país e, também, por razões de saúde, foi anunciado esta terça-feira.

Em comunicado, aquela universidade refere que o cancelamento foi determinado pelo reitor, António de Sousa Pereira.

“Cancelamos esta festa que tem muito significado para nós, comunidade académica do Porto, por duas ordens de razões. A primeira é em sinal de respeito e solidariedade para com as pessoas que, do litoral ao interior, estão a sofrer com as agruras dos incêndios. A segunda é por razões médicas, uma vez que a cidade está cheia de fumo e de fagulhas que são um perigo para a saúde pública”, diz o reitor, que é professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

A sessão estava marcada para a tarde de quarta-feira, no Jardim da Cordoaria, junto à Reitoria.

A cidade do Porto está hoje coberta pelo fumo dos incêndios florestais que lavram na Área Metropolitana do Porto.

Pelo menos sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo a região norte e centro do país, como Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, distrito de Aveiro, destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas, como a A1, A25 e A13.

As mais recentes vítimas são três bombeiros que morreram hoje num acidente quando se deslocavam para um incêndio em Tábua, distrito de Coimbra.

A Proteção Civil estima que arderam pelo menos 10 mil hectares na Área Metropolitana do Porto e na região de Aveiro.

O Governo alargou até quinta-feira a situação de alerta devido ao risco de incêndios, face às previsões meteorológicas, e anunciou a criação de uma equipa multidisciplinar para lidar com as consequências dos fogos dos últimos dias, coordenada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que teve hoje a sua primeira reunião em Aveiro.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).