Foz Côa vai reduzir tarifas sociais no abastecimento e água e saneamento

Foz Côa vai reduzir tarifas sociais no abastecimento e água e saneamento
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Vila Nova de Foz Côa vai reduzir as tarifas sociais no abastecimento de água e saneamento e os novos valores serão aplicados já na fatura deste mês, garantiu a autarquia.

“Com a entrada em vigor dos regulamentos dos serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas do município de Foz Côa, estão agora reunidas as condições para um conjunto bastante alargado de utilizadores domésticos beneficiarem de um regime automático de tarifas sociais”, indicou este município do distrito da Guarda.

De acordo com a autarquia de Vila Nova de Foz Coa, com base na informação disponibilizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira e pela Segurança Social, para o ano de 2024, aos utilizadores domésticos elegíveis esse benefício será já aplicado na fatura/recibo de água relativa ao mês de setembro, e o valor do desconto mensal e acumulado passará a constar da respetiva fatura.

“Para esses utilizadores, o tarifário social do serviço de abastecimento de água, em particular, vai traduzir-se na isenção da tarifa de disponibilidade, no alargamento do limite do 1.º escalão de consumo de cinco metros cúbicos para 10 metros para os agregados familiares até quatro pessoas, e numa redução de 50% no valor da tarifa variável do 1.º escalão.

“Assim, por exemplo, para um agregado familiar constituído até quatro pessoas, que consuma 10 metros cúbicos de água, em 30 dias, o desconto total que esse agregado irá beneficiar na fatura mensal será de 4,40 euros, com IVA incluído”, explicou este município.

+ notícias: Norte

Nova central de transportes de Penafiel arranca em janeiro de 2025 

A Câmara de Penafiel concessionou a uma empresa privada de autocarros a gestão da nova central de transportes situada junto à estação ferroviária de Novelas, que deverá abrir em 2025, informou esta segunda-feira aquele município do distrito do Porto.

Oito feridos e moradores retirados após incêndio em prédio em Vila Nova de Gaia

Um incêndio num prédio de sete andares em Canidelo, Vila Nova de Gaia, levou à retirada dos moradores e causou oito feridos leves, por inalação de fumos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Encontrado corpo de idosa dada como desaparecida em Vila Real

O corpo da mulher de 84 anos que estava dada como desaparecida desde o dia 03 de outubro foi encontrado hoje a cerca de 600 metros da aldeia de Cravelas, em Vila Real, disse fonte da GNR.