Concelhos dos distritos de Vila Real, Guarda, Viseu e Bragança em perigo máximo de incêndio

Concelhos dos distritos de Vila Real, Guarda, Viseu e Bragança em perigo máximo de incêndio
| Norte
Porto Canal/Agências

Mais de 60 concelhos estão, esta terça-feira, em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou oito distritos sob aviso amarelo.

Em perigo máximo de incêndio estão mais de 60 concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Vila Real, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.

A temperatura máxima mais elevada prevista para esta terça-feira será alcançada em Castelo Branco com 39 graus Celsius, seguida de Beja e Évora com 37, Portalegre 36 e Bragança 34.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste, vento moderado a forte de norte no litoral e terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus (em Braga) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 39 (em Castelo Branco).

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.