Coimbra deixa de fazer parte das melhores universidades do mundo

Coimbra deixa de fazer parte das melhores universidades do mundo
| Norte
Porto Canal

São más notícias para as instituições de ensino de Coimbra e do Minho. As universidades caíram do grupo das 500 melhores do mundo do Ranking de Xangai deste ano, avança o jornal Público.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Ambas as instituições, que em 2023 estavam entre a 401.ª e a 500.ª posição, passaram agora para o intervalo entre a 501.ª e a 600.ª naquele que é o ranking mais antigo de ensino superior.

Mas as boas notícias chegam para as universidades do Porto e Lisboa que se mantêm entre as 300 melhores do mundo, ocupando as mesmas posições do ano passado, entre a 201.ª e a 300.ª. A Universidade de Aveiro também segurou o seu lugar entre a 401.ª e a 500.ª posição.

A descer do ranking está também a Universidade Nova de Lisboa que passou da faixa das 601-700 para as posições entre a 701.ª e a 800.ª.

O Ranking de Xangai, a lista global mais antiga de universidades, considera fatores como o número de prémios Nobel e medalhas Fields entre alunos e professores, investigadores mais citados e publicações em revistas como a Science e Nature.

A nível global, os Estados Unidos continuam a dominar o ranking, com oito das dez melhores universidades do mundo, incluindo Harvard, que mantém a liderança, seguida por Stanford e MIT, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

 

+ notícias: Norte

Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio

Sete concelhos do distrito do Porto estão, este domingo, em perigo máximo de incêndio. Em Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes é proíbido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, bem como lançar foguetes, além de outras restrições. Com as mesmas restrições estão os concelhos de Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde há perigo muito elevado de incêndio.

Fogo em Oliveira de Azeméis obriga a evacuar hotel por precaução

Um incêndio na zona de Oliveira de Azeméis está a ser combatido esta noite por cerca de 300 bombeiros, auxiliados com quase uma centena de veículos, tendo sido evacuado um hotel, devido ao fumo.

Incêndios. Alerta vermelho para Norte na segunda e terça-feira

As regiões a norte do rio Tejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas, disse este sábado a Proteção Civil.