Com seis anos, Rui é o maior fã do metro do Porto e já quer conduzir veículos sozinho

Com seis anos, Rui é o maior fã do metro do Porto e já quer conduzir veículos sozinho
| Porto
Catarina Cunha e João Nogueira

Desde os seus três anos que Rui Teixeira tem uma rotina especial sempre que visita a casa da avó: andar no metro do Porto. Agora, com seis, o mundo do menino gira em torno das carruagens. Brinquedos, papéis, livros, guarda-chuvas… do metro. E com uma mãozinha do Porto Canal, o Rui, com os avós, conheceu as instalações da empresa e os veículos, que o próprio teve oportunidade de conduzir.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Tudo começou aos três anos, enquanto Rui brincava no terraço da casa dos avós e ouvia o metro passar junto à estação Parque Real, em Matosinhos. “O bichinho foi crescendo”, e Rui desenvolveu um enorme interesse por esta rede de transporte.

“É o maior fã do metro”, garantem os avós, orgulhosos. Além de ser o maior fã, é provavelmente o mais novo a saber tanto sobre a rede: conhece todos os pontos das linhas e para que serve cada detalhe das estações e dos veículos.

Sempre que visita à avó, andar de metro é obrigatório. "Andamos a tarde toda de um lado para o outro, entramos num, saímos em outro", conta Olímpia Teixeira. "Quem o quiser ver feliz é levá-lo a passear no metro", acrescenta.

Na idade das perguntas, a curiosidade de Rui é imensa. "Para que serve este botão?", pergunta a um dos responsáveis do Parque de Material e Oficinas (PMO) em Guifões, enquanto explorava o interior de uma cabine.

Mas a curiosidade também se alia à rápida tomada de decisão, e Rui não leva tempo para pensar quando lhe perguntam qual é a estação ou linha favoritas. “É a Amarela porque tem ligação até minha casa”, contou-nos.

A nova estação Manuel Leão, parte da extensão da Linha Amarela em Gaia, é definitivamente a favorita. “Dá para tirar fotos”, brinca.

“Quando for grande quero trabalhar no metro”. Seja como motorista ou engenheiro, tanto lhe faz. Mas está decidido a usar o metro em vez do carro. E até na escola tenta passar esta paixão aos amigos.

Numa atividade em que todos foram questionados sobre o que contribui para a felicidade, a resposta de Rui destaca-se, mas não surpreende. “Andar de metro”, pode ler-se.

As festas de aniversário são relacionadas com elementos do metro, que podem ser encontrados entre o quarto e a sala.

Em Guifões, e a bordo com o Porto Canal e a Metro do Porto, Rui visitou o PMO e percebeu como se processa todo o trabalho para a operação da rede.

A parte favorita foi, sem dúvida, o momento em que acendeu as luzes de uma carruagem, tocou a campainha de fecho de portas e conduziu uma das viaturas. No final ainda disse, “posso conduzir sozinho?”, demonstrando a vontade de um dia chegar à empresa.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).