"Ganhar em casa do maior rival é sempre especial"

"Ganhar em casa do maior rival é sempre especial"
| Porto
Porto Canal

O principal troféu do hóquei em patins português vai fazer a autoestrada número um no sentido Sul-Norte dentro do autocarro do FC Porto - o maior Campeão Nacional da modalidade com 25 títulos, mais um do que o Benfica (24). Junto do cetro conquistado no Pavilhão da Luz (3-1) vão também viajar obreiros da conquista como Telmo Pinto, para quem “não há melhor do que festejar em Lisboa” e Gonçalo Alves, capitão de “uma grande equipa”.

Telmo Pinto
“São quatro títulos pelo FC Porto. Não vou dizer que é mais um, porque ganhar em casa do maior rival é sempre especial, mas não há melhor do que festejar aqui em Lisboa. Gostávamos de festejar no Dragão, mas queríamos ir de férias o mais rápido possível. Estamos extremamente felizes, quero agradecer aos adeptos que vieram até aqui, se calhar eles acreditavam mais do que nós e se pudessem vir mais, viriam. Obrigado aos que vieram, aos que ficaram, às nossas famílias e parabéns a este grupo fantástico. Foi uma época de altos e baixos, de fases difíceis com jogadores lesionados, mas levámos o barco até ao fim e todos juntos remámos para o mesmo lado. Este é o campeonato mais competitivo do mundo, uns play-offs extremamente difíceis, por isso o meu muito obrigado à equipa. No início da época queríamos vencer tudo, sabíamos que era difícil contra rivais extremamente competentes, mas ganhámos três títulos e tivemos uma derrota que nos custou imenso, na meia-final da Champions. Foi um momento complicado, mas respondemos logo na semana seguinte e conquistámos este campeonato que é uma grande vitória.”

Gonçalo Alves
“Sabíamos que seria muito difícil ganhar aqui, mas só uma grande equipa como a nossa poderia sair daqui com o campeonato nacional. Tínhamos dois match points para terminar a época e não podíamos desperdiçá-los. Entrámos um bocadinho ansiosos e nervosos, mas acho que durante o jogo conseguimos ter discernimento e estar bem defensivamente para nos ajudarmos uns aos outros. Quero dar os parabéns à equipa, foi uma temporada muito dura. Queríamos ter revalidado o título europeu e não conseguimos, mas ganhámos os dois troféus mais importantes em Portugal. Quero dar os parabéns ao staff, à direção e ao presidente André Villas-Boas pelo primeiro título enquanto presidente. Fomos apelidados de bipolares, mas demonstrámos que queremos ganhar mais. Para o ano cá estaremos para revalidar estes títulos e vencer outros.”

Hélder Nunes
“Muito feliz. O desporto é mesmo assim, umas vezes ganha-se e outras perde-se. Este é um momento especial para o hóquei do FC Porto, para o clube, para nós enquanto portistas e desportistas e para as nossas famílias. Ganhar na Luz com as nossas famílias a apoiar é muito gratificante. Felizmente ganhámos aqui, se não fosse aqui era no Dragão. Só há um sítio mais especial para ganhar do que aqui, que é a nossa casa. Tínhamos uma família a apoiar-nos. Estamos muito felizes, foi a isto que nos propusemos. O nosso agradecimento aos adeptos foi este. Não puderam estar aqui em grande número, mas vamos arranjar forma de lhes entregar esta taça.”

Carlo Di Benedetto
“Estou muito, muito feliz. Estávamos todos com a cabeça e o foco em ganhar. Sabíamos que íamos ganhar, nunca duvidámos de que íamos ser campeões e foi isso que fez a diferença. Entrámos logo para ganhar e é uma enorme felicidade. Marcar dois golos é muito bom, mas é o que conta menos. No balneário dissemos que não interessava quem marcava ou assistia. Podíamos defender durante 49 minutos, porque só a vitória interessava. Vimos um vídeo antes do jogo que representa o que é ganhar no FC Porto e entrámos com muita vontade de fazer o que já tinha sido feito neste clube. No início foi difícil ficar de fora, eu tinha muita vontade de jogar com o Edu Lamas e o Hélder Nunes, e foi muito duro ver o início da época do lado de fora. Tive que me habituar a uma equipa nova, mas depois encontrámo-nos e começámos a ganhar jogos atrás de jogos. Crescemos muito durante a temporada e fizemos uma época muito boa. Agora é celebrar em grande.”

Xavier Malián
“É incrível ganhar aqui. Tivemos que sofrer muito. Já estou no FC Porto há cinco anos, vi o que significa para os portistas ganhar aqui e é incrível. Vai para todos os adeptos que encheram o Dragão durante o ano, eles acreditaram sempre. O Benfica só perdeu um jogo aqui, no Sporting igual. O plano de jogo era não lhes dar chances, que os minutos passassem e eles ficassem mais nervosos. Saiu tudo perfeito. Agora vamos festejar porque a equipa trabalhou muito bem durante a época. Quero dar os parabéns aos meus colegas, ao staff técnico e à direção. Temos que desfrutar muito porque isto acontece poucas vezes.”

Rafa
“É sempre bom ganhar, ainda para mais neste clube. Aqui nunca nos cansamos de ganhar, foi um grande ano em que ficou o sabor amargo de não termos chegado mais longe na Liga dos Campeões, mas corrigimos a tempo e conseguimos o principal objetivo da época. Ganhar em casa do rival é sempre especial, torna tudo mais difícil, o fator casa nestas eliminatórias é complicado de contrariar e hoje conseguimos fazê-lo num jogo que nos deu o título. Isto demonstra o real valor da equipa. O hóquei está cada vez mais competitivo em Portugal e é muito difícil ganhar. Este ano ganhámos as duas mais importantes, a Taça e o campeonato, e basta pensar nos últimos anos para perceber a dificuldade do que acabámos de fazer. Este clube vive de títulos e enquanto os conseguirmos ganhar vamos continuar aqui e as pessoas vão acreditar em nós. Trabalhámos para isto, é um sentimento de dever cumprido. Fizemos a Dobradinha, ganhámos em casa do rival e é uma época para mais tarde recordar.”

+ notícias: Porto

Esplanadas no Porto. Os pontos de encontro para aproveitar os raios de sol

À beira-mar ou no centro da cidade com vista para o ex-libris portuense, o rio Douro, são vários os pontos de encontro para aproveitar os raios de sol no Porto. Conheça alguns locais onde é possível deixar parar os ponteiros do relógio.

Profanação de urnas em cemitério de Ramalde deixou ossadas à mostra 

A PSP confirmou à Lusa terem sido profanadas duas sepulturas na última madrugada no cemitério de Ramalde, no Porto, que deixaram à mostra as ossadas dos mortos, revelando também não haver indícios de furto. 

Porto. Campas com indícios de profanação no cemitério de Ramalde

Duas urnas do cemitério de Ramalde, no Porto, foram encontradas hoje de manhã com indícios de profanação, situação que foi comunicada à PSP, revelou este domingo em comunicado a Junta de Freguesia local.