FC Porto: Campeões na Luz. Crónica de jogo

FC Porto: Campeões na Luz. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Os filhos do Dragão estavam ansiosos por fazer do FC Porto campeão e conseguiram-no esta tarde, ao vencerem o 25.º título nacional e a Dobradinha de hóquei em patins na pista do Benfica (que soma 24). 16 anos e cinco dias depois de alcançarem o Hepta naquele mesmo pavilhão, os portistas voltaram a festejar na Luz após baterem o eterno rival, por 3-1, no quarto jogo da final do play-off. Marcaram Carlo Di Benedetto (dois), Ezequiel Mena e 3-1.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O clássico começou bastante morno, com Xavi Malián a dizer “presente” desde cedo e os companheiros a demorarem um quarto de hora a criar perigo. Decidido a dar a missão por cumprida o mais rápido possível, Ricardo Ares gastou dois time-outs antes de Carlo Di Benedetto finalizar de forma perfeita uma arrancada ambiciosa desde a tabela direita (1-0). Estavam abertas as hostilidades num recinto meio cheio.

O irmão Roberto também inseriu a bola na baliza adversária, porém fê-lo de forma ilegal e a superioridade dos da Invicta manteve-se até ao meio-tempo, mesmo que o mais velho dos Di Benedetto tenha causado calafrios a Pedro Henriques e que o conjunto da casa tenha tentado responder, sem sucesso, em cima do intervalo - faltou pontaria a Pol Manrubia.

O descanso não arrefeceu a chama de Carlo Di Benedetto, que regressou aceso das cabines e dobrou a vantagem num potente disparo que o guarda-redes benfiquista não foi capaz de travar (2-0). Ezequiel Mena ainda aumentou o avanço azul e branco (3-0), mas Roberto Di Benedetto, o mais inconformado dos encarnados, devolveu a gentileza e manteve a distância de dois golos passados apenas 14 segundos (3-1).

Houve muito menos ação nos dez minutos seguintes, período ao longo do qual nunca faltou discernimento aos Dragões que seguiram à risca a estratégia brilhantemente delineada por Ricardo Ares. Carlo Di Benedetto, o suspeito do costume, ficou a centímetros de fazer o hat-trick, Hélder Nunes também tentou inscrever o respetivo nome na lista dos marcadores enquanto Carlos Nicolía gastava toda a energia a tentar sacar faltas dentro da área forasteira e Telmo Pinto obrigou Pedro Henriques a trabalhos redobrados.

A buzina soou aos 50 minutos para consagrar os grandes vencedores da melhor liga do planeta hoquístico. Campeão Nacional, vencedor das Taças Continental e de Portugal, finalista da Taça Intercontinental e semifinalista da Liga dos Campeões: 2023/24 não foi uma época perfeita, mas ninguém ganhou tanto como a equipa de hóquei em patins do Futebol Clube do Porto.

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 1-3
Campeonato Nacional, play-off, final, jogo 4
26 de junho de 2024
Pavilhão da Luz

Árbitros: Rui Torres e Pedro Figueiredo

BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Carlos Nicolía, Pablo Álvarez, Nil Roca e Roberto Di Benedetto
Suplentes: Bernardo Mendes (g.r.), José Miranda, Diogo Rafael (cap.), Pol Manrubia e Gonçalo Pinto
Treinador: Nuno Resende

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Diogo Barata, Hélder Nunes e Ezequiel Mena
Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Carlo Di Benedetto (18m e 27m), Ezequiel Mena (30m) e Roberto Di Benedetto (30m)

+ notícias: Desporto

"Muito sucesso". Ex-Real Madrid Marcelo envia mensagem de apoio para clube da AF Porto

O ex-internacional brasileiro e nome incontornável da história do Real Madrid, Marcelo deixou nas redes sociais uma mensagem de apoio ao Pedras Rubras, que este domingo inicia a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, diante do Pasteleira. 

MotoGP: Miguel Oliveira 11.º no Grande Prémio de San Marino que sorriu a Marc Márquez

O português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou este domingo em 11.º o Grande Prémio de San Marino de MotoGP, 13.ª ronda da temporada do Mundial de motociclismo de velocidade, vencido pelo espanhol Marc Márquez (Ducati) pela segunda vez consecutiva.

Dupla nortenha conquista bronze no Mundial Universitário de Voleibol de Praia

A dupla formada por Hugo Campos, da licenciatura em Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e João Pedrosa, do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), conquistou, este sábado, a medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, que decorreu no Rio de Janeiro, no Brasil.