Vai nascer uma nova aldeia em Sanfins

| Norte
Porto Canal

O concelho de Valpaços está a criar um local que será único em todo o país.

Em Sanfins está prestes a surgir um novo lar com capacidade para 58 pessoas. A estrutura onde será recriada uma espécie de aldeia é destinada a pessoas com doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e visa criar uma rotina e comodidade para aqueles que mais necessitam.

Este conceito configura-se como único no país e tem como objetivo principal travar a ida dos idosos para centros sociais, locais onde, na maioria das vezes, não recebem os cuidados necessários.

Em declarações ao Porto Canal, Leonardo Batista, responsável pelo projeto, explicou que esta ideia já está em vigor noutros países, como é o caso dos Países Baixos. Admitiu ainda que é fundamental ajudar quem sofre com estas doenças e que, com este novo lar, será possível devolver a normalidade à vida dos idosos. O local funcionará como uma aldeia, contando com diversos estabelecimentos e serviços. Entre eles, é possível destacar um restaurante, uma mercearia, lojas, um cabeleireiro, fisioterapia e equoterapia.

+ notícias: Norte

Melhores classificações escolares concentram-se cada vez mais a Norte

Mais de 23 mil alunos das escolas públicas tiveram 20 valores a pelo menos uma disciplina do secundário, sendo mais frequente encontrar notas máximas nas escolas do norte do país, entre as raparigas e estudantes menos carenciados.

Norte domina ranking das escolas com colégio de Matosinhos na liderança

As escolas públicas com melhores resultados médios nos exames nacionais situam-se maioritariamente no norte do país, com a mais bem classificada em 39.º lugar de uma tabela liderada pelo Colégio Efanor, em Matosinhos.

Comboio Histórico do Vouga volta a circular em edição especial de verão

O Comboio histórico do Vouga vai voltar a circular aos sábados, entre 13 de julho e 31 de agosto, transportando os passageiros numa viagem ao passado entre Aveiro e Macinhata do Vouga, com paragem em Águeda, foi esta sexta-feira anunciado.