Arranca em Espinho festival que traz a Portugal formadores de “Star Wars” e “Poor Things”

Arranca em Espinho festival que traz a Portugal formadores de “Star Wars” e “Poor Things”
Festival FEST
| Norte
Porto Canal / Agências

A edição comemorativa dos 20 anos do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema arranca esta segunda-feira em Espinho com 268 filmes distribuídos por sessões competitivas e panorâmicas, e com formação por especialistas de filmes como “Star Wars” e “Pobres Criaturas”.

O certame do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto decorre até 1 de julho e, segundo o diretor do evento, constitui em 2024 uma particular oportunidade para refletir sobre o futuro do setor, considerando que, ao longo de 20 edições apostadas em divulgar valores emergentes, o festival demonstrou que “o mundo do cinema nunca parou de mudar radicalmente”, avançando “um pouco sem rumo”.

Para as próximas duas décadas, a expectativa do diretor do FEST, Fernando Vasquez, é assim que a Sétima Arte “encontre o seu caminho, de forma a que tecnologias como a Inteligência Artificial e os hábitos das novas audiências encontrem o equilíbrio que permita ao cinema voltar a ser a forma dominante de imagem em movimento”.

Após avaliação de 4.500 candidaturas oriundas de 58 países, a componente específica de competição do 20.º FEST será disputada por 178 obras e essas refletem entre si “uma paridade quase total”, com idêntico número de filmes realizados por mulheres ou por homens, seja no domínio da ficção ou do documentário.

Para Fernando Vasquez, o cinema feito por mulheres revela-se mais interessante porque, mesmo quando as obras em causa exploram temas correntes ou revisitados, adotam “uma perspetiva diferente, mais original e mais fresca”.

Duas outras perspetivas ressaltam da competição nacional, a que concorrem 25 filmes: “Nunca vimos tanta comédia nem tão boa e há uma grande influência de jovens realizadores brasileiros que vivem em Portugal, o que já se notou no ano passado, mas ganha mais força em 2024”.

Quanto à componente de formação do FEST, o programa “Training Ground” volta a proporcionar a profissionais e estudantes do meio audiovisual mais de 40 horas de formação por experts de reputação internacional como Mark Coulier, que este ano venceu o Óscar de Melhor Maquilhagem pelo seu trabalho no filme “Pobres Criaturas”.

A essa estatueta o britânico junta duas outras pelo seu contributo para a caracterização de personagens de “Grand Budapest Hotel” e “Dama de Ferro”, sendo que no seu currículo também se incluem trabalhos de prostética e efeitos cosméticos especiais em “Elvis”, “Suspiria” e filmes das séries “Guerra das Estrelas”, “Alien” e “Harry Potter”.

Além da norte-americana Melissa Leo, que ganhou a estatueta de Melhor Atriz Secundária pelo filme “Último Round”, pelo “Training Ground” de 2024 vai ainda passar o seu conterrâneo Keneth Lonergan, realizador e argumentista de “Manchester à beira-mar”, cujo guião lhe mereceu um Óscar.

Outros formadores confirmados no festival Espinho são a atriz, realizadora e argumentista libanesa Nadine Labaki, que dirigiu e protagonizou obras como “Caramel” e “Cafarnaum”; a britânica Polly Duval, que assumiu a pós-produção de filmes como “Mr. Turner”, “Diário de um escândalo” e “Saltburn”; o editor grego Yorgos Lamprinos, que foi candidato ao Óscar pelo seu trabalho em “O pai”; o realizador Sami Arpa, doutorado em Estética Computacional e reconhecido pelo seu trabalho experimental em "The Escape" e "The Patterns”; e o ‘designer’ de produção neozelandês Andrew McAlpine, que se destacou em filmes como "Piano", de Jane Campion, e “A Praia”, de Danny Boyle.

+ notícias: Norte

“No rio está sempre bom tempo”. Corrida às praias fluviais intensifica-se no Grande Porto

Com o fim da época balnear ao virar da esquina e o regresso às aulas prestes a bater à porta, os portugueses aproveitam os últimos dias de férias para tomar os derradeiros banhos de sol. Com as nortadas a afastarem os portuenses das praias oceânicas, a alternativa tem surgido nas margens do Douro, cujos areais recebem diariamente centenas de pessoas que procuram desfrutar dos últimos cartuchos do verão.

Dois esfaqueamentos mancham Noite Branca de Gondomar

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada deste domingo, após serem esfaqueadas, em dois incidentes distintos, na Noite Branca de Gondomar. 

Carro consumido pelas chamas na A25 em Aveiro

Um carro foi totalmente consumido pelas chamas, este domingo, enquanto circulava na A25, em Aveiro. Apesar do aparato do incidente, não há registo de feridos.