Mercado de trabalho nos EUA ainda não recuperou totalmente - presidente da Fed

| Economia
Porto Canal / Agências

Washington, 22 ago (Lusa) -- A presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, defendeu hoje a utilização "pragmática" da política monetária num contexto de recuperação económica nos EUA, considerando que o mercado de trabalho ainda não recuperou totalmente desde a crise financeira de 2008.

Num discurso para os líderes dos principais bancos centrais, no encontro anual de Jackson Hole, Janet Yellen admitiu que a economia norte-americana tem evoluído favoravelmente na recuperação da maior perda de postos de trabalho desde a Grande Depressão.

"Estes indicadores são animadores, mas, cinco anos após a recessão, o mercado de trabalho ainda não recuperou totalmente", acrescentou.

Janet Yellen admitiu que a análise dos indicadores tem sido "especialmente desafiante nos últimos tempos". Apesar da queda da taxa de desemprego para 6,2% (face a 7,3% no período homólogo de 2013), a presidente do banco central dos Estados Unidos disse que "ainda há incerteza considerável sobre o nível de emprego".

Janet Yellen abordou a teoria dos que defendem que a queda da taxa de desemprego e a melhoria de outros indicadores podem pressionar os preços e acelerar a inflação, considerando que a melhoria do mercado de trabalho não é tão acentuada quanto a queda da taxa de desemprego.

"A política monetária deve ser gerida de uma forma pragmática e não pode ser baseada apenas num indicador", argumentou, pondo de parte uma eventual mudança na política monetária e uma subida das taxas de juro.

O discurso da presidente da Fed era o mais esperado do encontro de dois dias dos líderes dos principais bancos centrais.

A próxima reunião da Fed para avaliar a política monetária nos EUA está agendada para 16 e 17 de setembro.

JNM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.