Festival Aqua Wine Fest quer fomentar negócios de vinho e água no Alto Tâmega

Festival Aqua Wine Fest quer fomentar negócios de vinho e água no Alto Tâmega
CM Valpaços
| Norte
Porto Canal/ Agências

A segunda edição do festival Aqua Wine Fest realiza-se entre 28 e 29 de junho, em Chaves, para fomentar negócios e promover o vinho e a água da região do Alto Tâmega e Barroso, foi anunciado esta sexta-feira.

“A nossa expectativa é duplicar o número de visitantes, atrair os nossos vizinhos espanhóis e transformar este espaço não apenas num local de exposição, mas também num ponto de ‘networking’ e fomento de negócios e parcerias estratégicas” afirma esta sexta-feira, citado em comunicado, Ramiro Gonçalves, primeiro-secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

Nesta segunda edição, que acontece na cidade de Chaves, no distrito de Vila Real, marcam presença 27 produtores e engarrafadores de vinhos de Denominação de Origem Protegida (DOC) Trás-os-Montes e Regional Transmontano, bem como de referências produzidas na região sob o selo dos vinhos verdes, e três empresas que exploram água na região: o Super Bock Group, as Águas de Carvalhelhos e as Águas Campilho Vidago.

“O nosso objetivo é claro: crescer, consolidar e, a curto prazo, estabelecer este evento como uma referência incontornável na região. Este ano, ampliámos o horário e aumentámos a oferta de produtores, demonstrando o nosso compromisso com a evolução contínua e o fortalecimento do setor,” salienta Ramiro Gonçalves.

A organização espera receber 3.000 visitantes em 2024, duplicando o número da edição de estreia em 2023, que se realizou em Valpaços.

O responsável adianta que a valorização da excelência dos produtos endógenos é um dos grandes objetivos deste evento, que quer ajudar “os produtores a comercializarem os seus produtos através de cadeias curtas de distribuição e mercados de proximidade”.

“É intenção sensibilizar os profissionais da restauração para darem preferência aos nossos vinhos e águas nos seus estabelecimentos”, acrescenta.

Nesse sentido, refere ainda, será disponibilizado no Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso “um espaço de networking para encontros e provas de vinhos entre profissionais da restauração e produtores”.

O evento, segundo a CIMAT, reforça o compromisso em “promover os produtos locais e dinamizar a economia regional, proporcionando uma plataforma de divulgação e interação entre produtores, restauração e consumidores”.

Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão provar vinhos, águas e a gastronomia típica da região.

O Aqua Wine Fest é um evento de caráter anual que decorrerá alternadamente em Valpaços e Chaves, municípios que detêm a maior parte da produção vitivinícola do território do Alto Tâmega e Barroso.

A CIMAT agrega ainda os concelhos de Boticas, Montalegre, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.

+ notícias: Norte

Cobra assusta moradores de casa em Esposende e acaba resgatada

Uma cobra de escada foi resgatada, na noite desta segunda-feira, do interior de uma habitação na freguesia de S.Bartolomeu do Mar, em Esposende. O alerta às autoridades foi dado pelos moradores. 

Homem de 41 anos detido por provocar incêndio em Carrazeda de Ansiães

A Guarda Nacional Republicana (GNR) constituiu arguido um homem de 41 anos em Marzagão, Carrazeda de Ansiães, por ter ateado um incêndio de forma negligente enquanto manuseava uma motorroçadora, informou esta terça-feira a autoridade.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.