Estado arrecada mais 263 MEuro em certificados de aforro em Julho

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 ago (Lusa) - O Estado arrecadou mais 263 milhões de euros em certificados de aforro em julho, totalizando, no acumulado dos primeiros sete meses do ano 11.120 milhões de euros, segundo os dados do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

De acordo com o boletim de agosto, o Estado tinha no final do mês passado 11.120 milhões de euros em certificados de aforro e 3.476 milhões de euros em certificados do tesouro, somando 14.596 milhões de euros.

Em julho, o saldo dos certificados do tesouro tiveram um contributo positivo, aumentando 324 milhões de euros face ao mês anterior.

Relativamente aos certificados de aforro, os portugueses investiram 323 milhões de euros em julho neste instrumento e amortizaram 60 milhões de euros, enquanto nos certificados do tesouro as famílias aplicaram 326 milhões de euros e levantaram dois milhões.

O Governo tem vindo a tentar captar a poupança das famílias para a dívida pública. Depois de, em agosto de 2012, ter alterado as condições de remuneração dos certificados de aforro, no final de outubro de 2013 lançou os Certificados do Tesouro Poupança Mais, cujas subscrições têm feito aumentar o saldo dos certificados do tesouro.

ALU(ND) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.