FC Porto: José Tavares é o novo Diretor da Formação

FC Porto: José Tavares é o novo Diretor da Formação
| Desporto
Porto Canal

Antigo treinador, observador e coordenador regressa ao FC Porto após dois anos nos Estados Unidos.

José Tavares está de volta a casa para reassumir a liderança do futebol jovem do FC Porto. Aos 43 anos, o antigo timoneiro dos sub-15, dos sub-19 e da equipa B regressa ao clube e é o novo Diretor da Formação portista - um dos cinco cargos sob a alçada de Andoni Zubizarreta, figura que encabeça o recém-implementado modelo organizacional do futebol que, além da formação, se sustenta noutros quatro pilares: futebol profissional (Jorge Costa), futebol feminino, scouting e performance.

A ligação de José Tavares ao desporto-rei teve início há mais de três décadas, quando começou a jogar nas escolinhas do Canidelo. De Gaia seguiu para o Boavista, representou o
emblema do Bessa durante seis épocas, regressou à margem Sul do Douro para defender as cores do Coimbrões e, em 2003, pendurou as botas para se dedicar aos estudos.

Licenciou-se em Desporto com especialidade em futebol na faculdade de desporto da Universidade do Porto, a FADEUP, e iniciou a carreira de treinador enquanto adjunto dos juniores C do Paços de Ferreira. Rui Quinta apreciou o trabalho do assistente que Vítor Frade lhe havia indicado e levou-o para o USF Paredes, antes de o próprio professor da FADEUP trazer o antigo aluno para o FC Porto.

José Tavares começou por orientar Rúben Neves e companhia no plantel de sub-15 que se sagrou campeão nacional (2010/11), na temporada seguinte juntou-se ao staff da equipa principal como observador dos adversários e, após a saída de Vítor Pereira, tornou-se adjunto dos “bês”.

A partir daí passou a integrar os corpos técnicos das equipas A e B dos Dragões, antes de Luís Castro sair para o Rio Ave e de José Tavares assumir o comando do FC Porto B - onde jogava um tal de Galeno - até à chegada de António Folha, em finais de 2016.

Nomeado coordenador dos escalões inferiores nos primórdios de 2017, teve um papel fundamental na aposta em muitos craques vencedores da Youth League 2018/19 e no regresso de outros, como Fábio Silva, que haviam escapado para a concorrência.

Regressou aos bancos em 2020/21, orientou os sub-19 azuis e brancos em duas campanhas distintas e, na segunda, viu o título de juniores escapar pela diferença de um golo, o critério de desempate em caso de igualdade pontual.

Em 2022 disse “até já” ao clube do coração e ao país natal, cruzou o Atlântico e aceitou o convite do Charlotte FC, emblema do estado norte-americano da Carolina do Norte que o acolheu nos últimos dois anos.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Quero agradecer-vos de coração o esforço que fazem para apoiar o FC Porto”

Perante os cerca de 400 portistas que marcaram presença no Sport Club Português para o jantar de refundação da Casa FC Porto de Nova Jérsia, André Villas-Boas agradeceu “de coração” à “comunidade portuguesa dos Estados Unidos” pelo “esforço de quem dignifica, mantém as tradições, os valores e os princípios do clube ativos dentro de um país diferente” e expressou o “enorme orgulho e honra” pela forma como a comitiva azul e branca foi recebida e apoiada durante o Mundial de Clubes.

Martín Anselmi: "Não queremos passar pelo Mundial de Clubes com esta imagem"

A terceira e última jornada do Grupo A do Mundial de Clubes opõe o FC Porto ao Al Ahly a partir das 02h00 de terça-feira no MetLife Stadium, em Nova Jérsia (TVI/DAZN). Na antevisão da partida “contra um adversário poderoso no continente africano que ganhou duas das últimas quatro Champions, tem um bom treinador, jogadores dinâmicos e é tricampeão egípcio”, Martín Anselmi sublinhou a necessidade de “competir de maneira diferente” para “reverter a imagem” deixada até agora.

FC Porto (Hóquei em Patins): Mais perto do objetivo

FC Porto 2. OC Barcelos 1. Assim está a contagem da final do campeonato nacional de hóquei em patins após uma grande demonstração de qualidade de ambas as partes que terminou em 5-3 a favor dos azuis e brancos. 25 minutos de excelência com golos de Carlo Di Benedetto, Ezequiel Mena, Gonçalo Alves e Hélder Nunes deram uma margem confortável no marcador que foi reduzida ao mínimo e voltou a ser aumentada perto do fim. A luta pelo principal objetivo da temporada prossegue no Minho, na quarta-feira (21h00, Porto Canal).