Europeias. Primeiras projeções apontam para empate técnico entre PS e AD

Europeias. Primeiras projeções apontam para empate técnico entre PS e AD
| Política
Porto Canal

As primeiras projeções apontam para uma empate técnico entre o Partido Socialista e a Aliança Democrática (AD). O Partido Socialista, que apresentou a antiga ministra da Saúde Marta Temido como cabeça de lista, deverá conseguir entre 28% a 34% dos votos. A porcentagem de votos da Aliança Democrática (AD), com Sebastião Bugalho como cabeça de lista, também rondará valores próximos, entre os 28% e os 33%.

De acordo com a projeção de resultados da Universidade Católica para a RTP, os dois partidos deverão conseguir eleger entre um mínimo de seis mandatos e um máximo de oito mandatos.

As primeiras projeções indicam ainda que a Iniciativa Liberal e o Chega deverão conseguir entre 8% e 12% dos votos, podendo eleger entre dois a três eurodeputados. Os dois partidos vão disputar pelo terceiro lugar.

Recorde-se que nas últimas Eleições Legislativas o Chega conseguiu 18,07% dos votos dos portugueses, contra os 4,94% da Iniciativa Liberal.

As eleições para o Parlamento Europeu registaram este domingo em território nacional uma taxa de abstenção de 63,6%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Para este ato eleitoral estavam recenseados um total de 10.819.317 cidadãos nacionais e 11.255 cidadãos estrangeiros, que perfazem um total de 10.830.572 de eleitores inscritos.

+ notícias: Política

INEM devolveu 90 milhões de euros ao Estado na pandemia que serviam de almofada financeira para renovar ambulâncias

O presidente demissionário do INEM admite que os cerca de 90 milhões de euros que foi obrigado pelo Governo a entregar em 2020, boa parte para o combate à covid-19, eliminaram a almofada financeira que serviria para renovar as ambulâncias.

Tiago Mayan Gonçalves vai anunciar candidatura à liderança da Iniciativa Liberal

O ex-candidato presidencial da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, que tem encabeçado a oposição interna a Rui Rocha, vai formalizar este sábado a sua candidatura à liderança do partido, indicou à Lusa fonte próxima da candidatura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.