Movimento pró-tourada entregou documentos exigidos pela Câmara de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo 21 ago (Lusa) - Um movimento local anunciou, hoje, ter entregado na Câmara de Viana do Castelo os documentos exigidos pela autarquia após o indeferimento do pedido de licenciamento de uma arena amovível para a realização de uma tourada no domingo.

Contudo, fonte autárquica contactada pela Lusa explicou que o prazo legal de que a Câmara dispõe para pronunciar sobre esta correção ao processo inicial (três dias úteis), excede a data prevista para a realização do espetáculo tauromáquico anunciado para 24 de agosto.

Questionado hoje pela Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Castelo voltou a escusar-se a falar sobre o assunto.

A autarquia indeferiu na terça-feira, antes de cumpridos os três dias úteis iniciais, o pedido do movimento "Vianenses pela Liberdade", entregue a 13 de agosto para a instalação de uma arena amovível em terrenos privados Darque, alegando falta de informação no processo.

"O pedido foi indeferido por má instrução do processo, nomeadamente por não identificar o local, através de extrato cartográfico, a zona de segurança e as instalações sanitárias", adiantou na altura à Lusa fonte autárquica.

Hoje, em declarações à Lusa, José Carlos Durães, porta-voz do movimento de aficionados garantiu ter entregado nos serviços camarários os "três documentos pedidos pela Câmara".

"Entreguei a planta de localização do terreno, a declaração da empresa responsável pela colocação das instalações sanitárias e os estatutos da associação. Espero que sexta-feira a Câmara diga que sim porque não vejo mais nenhuma razão para que volte a indeferir a corrida. Também pedimos para que a resposta nos seja dada o mais rápido possível", sustentou José Carlos Durães.

Em causa estão terrenos privados na freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, numa área conhecida localmente como a "Seca do Bacalhau".

É neste local que o movimento "Vianenses pela Liberdade" quer promover, domingo, pelo segundo ano consecutivo. O ano passado a corrida de touros contou com a presença, segundo a organização, de mais de 2.550 espetadores.

José Carlos Durães adiantou que a estrutura, com capacidade para acolher cerca de 3.300 pessoas "está montada e pronta a receber o espetáculo" previsto para domingo.

"Se a corrida fosse agora estava tudo pronto para que pudesse acontecer", assegurou.

Este movimento foi criado em 2009, depois de a câmara ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como "anti-touradas", prevendo não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados desde que tal dependesse de decisão do município.

A tourada está prevista para o último dia das festas d'Agonia à mesma hora da procissão solene em honra da padroeira dos pescadores, um dos mais importantes momentos religiosos da romaria.

A associação Animal e o movimento local "Viana Antitouradas" já anunciaram a realização de manifestações contra o terceiro espetáculo tauromáquico que ocorre no concelho desde que este foi declarado anti-touradas, em 2009.

Em 2012 e 2013 as touradas realizadas em Viana do Castelo foram promovidas pela Prótoiro, federação de associações taurinas.

Tal como em 2012, a tourada do ano passado aconteceu porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou uma providência cautelar apresentada pela Prótoiro, para suspender o primeiro indeferimento municipal.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.