Contas externas de Portugal com défice de 39ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jul (Lusa) - As contas externas de Portugal atingiram um registaram um défice de 39 milhões de euros até junho, quando no primeiro semestre do ano passado apresentavam um saldo acima dos 1.700 milhões de euros, segundo o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o Boletim Estatístico hoje divulgado pelo BdP, no primeiro semestre, as contas externas de Portugal registaram um défice de 39 milhões de euros, quando no período homólogo apresentaram um saldo positivo de 1.734 milhões de euros.

Até junho, a balança corrente registou um défice de 1.342 milhões de euros, depois de no mesmo período do ano passado ter registado também um défice, mas bastante inferior, de 46 milhões de euros.

Já a balança de capitais apresentou um saldo positivo de 1.302 milhões de euros até junho, depois de ter registado 1.780 milhões de euros no período homólogo.

Até maio, as contas externas de Portugal atingiram um saldo positivo de 42 milhões de euros, um valor muito inferior ao período homólogo e mais de 200 milhões de euros abaixo do registado em abril, segundo os números divulgados pelo banco central.

SP (ND) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.