Lucro da José de Mello Saúde duplica para 14MEuro no primeiro semestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) -- O lucro da José de Mello Saúde mais do duplicou no primeiro semestre do ano, para 14 milhões de euros, em relação ao mesmo período de 2013, anunciou hoje o grupo dono das clínicas e hospitais CUF.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a José de Mello Saúde atribui o crescimento em 121,2% do resultado líquido à recuperação do EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e efeitos não recorrentes ao nível dos custos operacionais e da melhoria dos resultados financeiros.

Nos primeiros seis meses, o grupo registou rendimentos operacionais consolidados de 263,4 milhões de euros, o que representou um crescimento de 8,2% face ao período homólogo de 2013, alcançado, "quer pelo reforço da atividade de cuidados de saúde privados (+7,7%), bem como pela atividade no segmento de cuidados de saúde públicos (+8,7%)".

Já o EBITDA atingiu os 31,6 milhões de euros, o que representou um crescimento de 34,1% em relação ao período homólogo.

A dívida líquida consolidada registou uma redução de 8,6 milhões de euros face ao final de dezembro de 2013, situando-se nos 70 milhões de euros no final de junho último, o que se ficou a dever à geração positiva de fluxos de caixa da generalidade das unidades do grupo.

Em junho, a José de Mello Saúde emitiu um empréstimo obrigacionista, no montante de 50 milhões de euros, pelo prazo de cinco anos, com o objetivo de refinanciar a atividade corrente e fazer face a investimentos futuros. O rácio dívida líquida/EBITDA recorrente foi de 1,1, contra os 1,7 registados no final de 2013.

A José de Mello Saúde gere dois hospitais públicos em regime de parceria público-privada (PPP) e 14 unidades de saúde privadas, das quais cinco hospitais, num total de 1.430 camas, realizando mais de 1,7 milhões de consultas e mais de 500 mil urgências por ano.

"A José de Mello Saúde acredita no mercado nacional, pelo que continuará a explorar novas oportunidades de crescimento que alavanquem a sua base de ativos em Portugal e permitam um maior acesso da população portuguesa a cuidados de saúde de excelência", concluiu o presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, Salvador de Mello.

JNM // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.