Nove em cada 10 clientes de Internet subscrevem pacote de serviços

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) - A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) estima que no final do segundo trimestre deste ano cerca de nove em cada dez clientes de banda larga fixa subscreveram este serviço no âmbito de um pacote de serviços.

"No final do segundo trimestre, a penetração do serviço de acesso à Internet em local fixo situava-se em 25,7 por 100 habitantes, no caso dos acessos fixos, e em 37,5 por 100 habitantes, no caso dos acessos móveis com utilização efetiva. A penetração do serviço de banda larga fixa (clientes residenciais) era de 55,9 por 100 famílias clássicas e de 37,8 por 100 alojamentos familiares clássicos", refere a Anacom em comunicado.

No final de junho, havia em Portugal cerca de 2,7 milhões de acessos fixos à Internet, mais 2% que no final de março, e um aumento de 8,6% em termos homólogos.

"A linha de subscrição digital assimétrica (ADSL) continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa, sendo responsável por 40,4 por cento dos utilizadores do serviço. Seguem-se o modem cabo (37,1 por cento) e a Internet sobre fibra ótica - FTTH/B - (19,9 por cento)", aponta a Anacom.

"O maior contributo para o crescimento do número de acessos foi dado pela fibra ótica/FTTH (cresceu 7,1 por cento neste período e 30,3 por cento em relação ao 2.º trimestre de 2013)".

Por quotas de acessos, o grupo PT tinha 49,8%, menos 0,3 pontos percentuais que no trimestre anterior, e a NOS, que resultou da fusão da Zon com a Optimus, tinha 34,9%, uma diminuição de 0,6 pontos percentuais face aos primeiros três meses do ano.

"A Vodafone foi, pelo 5.º trimestre consecutivo, o prestador que, em termos líquidos, maior número de assinantes conseguiu captar, atingido uma quota de 8,9% no final do trimestre", adianta a Anacom.

"O número de utilizadores que efetivamente utilizaram a Internet em banda larga móvel foi de 3,9 milhões (um aumento de 0,2 por cento face ao trimestre anterior). Esta evolução tem sido impulsionada, sobretudo, pelo aumento do número de utilizadores de 'smartphones'", refere.

Nas quotas de banda larga móvel, em termos de clientes ativos, a da Meo "é de 48,2 por cento, seguindo-se a Vodafone e a NOS com 28,7 e 22,9 por cento, respetivamente", acrescenta.

"Quanto às velocidades máximas teóricas contratadas de acesso à Internet fixa, a maioria dos utilizadores (78 por cento) utilizava, no final do segundo trimestre, acessos acima dos 20 Mbps. Cerca de 48,5 por cento dispunha de acessos acima dos 30 Mbps e 22,6 por cento dispunha de acessos superiores a 100 Mbps. Aproximadamente 11,1 por cento utilizavam velocidades entre os 2 e os 10 Mbps", conclui o regulador.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.