Construção do Feiródromo de Campanhã só recebeu propostas pelo dobro do preço estipulado

Construção do Feiródromo de Campanhã só recebeu propostas pelo dobro do preço estipulado
| Porto
João Nogueira

O Feiródromo de Campanhã poderá ter de esperar um pouco mais para sair do papel e começar a ser construído. A estrutura foi apresentada pela primeira vez há um ano e estimava-se que pudesse ser inaugurada em abril deste ano. Contudo, o processo atrasou e a autarquia apontou uma nova data para a conclusão: o último trimestre de 2024. Mas o prazo é incerto, uma vez que todas as propostas apresentadas ao concurso superam o preço-base da empreitada. A candidatura mais baixa corresponde a quase o dobro do valor base da obra.

À margem da reunião de executivo desta segunda-feira, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, falava das dificuldades atuais relacionadas à contratação pública quando exemplificou com o projeto do Feiródromo de Campanhã.

“Isto é uma dificuldade enorme que nós temos”, sublinhou o vereador, exemplificando com o projeto para a zona oriental da cidade: “Lançámos o concurso com 660 mil euros e a proposta mais baixa que recebemos foi 1 milhão e 50 mil euros”.

O projeto para o Feiródromo de Campanhã foi apresentado em abril de 2023 e a inauguração deveria acontecer um ano depois. Decorridos os 12 meses, a estrutura ainda não saiu do papel. Ao Porto Canal, a Câmara do Porto disse em fevereiro que o atraso se devia ao pedido de revisão do projeto por parte do Tribunal de Contas.

O atraso sai agora ainda mais reforçado com as declarações de Ricardo Valente. O vereador recorreu ao projeto que visa acolher as feiras da Vandoma e do Cerco, para justificar os problemas que o município enfrenta ao nível da contratação pública, em especial ao nível de obras.

“É aceitável que se diga qualquer coisa. A realidade é que nós temos, de facto, uma pressão muito grande do ponto de vista das obras públicas. É inegável e isto cria uma enorme dificuldade de execução”, reiterou o autarca.

+ notícias: Porto

Correios de Espanha lançam transporte de mochilas no Caminho de Santiago desde o Porto

O serviço de correios de Espanha lançou para este verão um serviço de transporte de mochilas para peregrinos que percorram o Caminho Português Interior desde o Porto, rumo a Santiago de Compostela, em Espanha.

Cultura em Expansão apresenta até julho 28 espetáculos em 11 locais do Porto

O programa Cultura em Expansão, no Porto, regressa, em 2025, com um novo modelo de programação, apresentando, até julho, 12 dos 20 projetos artísticos resultantes de uma ‘open call’, num total 28 apresentações em 11 locais da cidade.

PJ detém professor de artes marciais suspeito de abuso sexual de criança no Porto

Um homem, de 55 anos, professor de artes marciais, foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de crimes de abuso sexual de uma menina de 11 anos, ocorridos no início deste ano, no Porto.