Preços na produção industrial caem 0,8% em Julho

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 ago (Lusa) -- Os preços na produção industrial caíram 0,8% em julho, face o mesmo mês do ano anterior, revela o índice do Instituto Nacional de estatística (INE) hoje divulgado.

O contributo mais influente para esta variação do índice foi, segundo o INE, o do agrupamento de Bens Intermédios, que registou uma variação homóloga negativa de 1,6%, contra uma queda de 1,8% em junho.

O índice do agrupamento de Energia foi o único a apresentar variação homóloga positiva (0,1%), embora inferior aos 1,7% registados em junho.

O índice de preços das Indústrias Transformadoras diminuiu 1,5% (acima da redução de 1,1% em junho), enquanto a secção da Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio, aumentou 4,1% (4,7% no mês anterior).

A variação mensal do índice de preços na produção industrial foi de 0,3%, depois de em junho ter tido uma variação nula (0,8% no período homólogo), passando o agrupamento de Energia de uma variação de 0,4% em junho para 0,8% em julho, enquanto o índice da secção das Indústrias Transformadoras aumentou 0,2%.

VP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.