Lançados os concursos públicos de 23 milhões de euros para habitação acessível em Lordelo do Ouro

Lançados os concursos públicos de 23 milhões de euros para habitação acessível em Lordelo do Ouro
CM Porto
| Porto
Porto Canal

Foram publicados os concursos públicos para a construção de dois edifícios em Lordelo do Ouro, por um valor conjunto superior a 23 milhões de euros. Estas duas construções fazem parte das cinco que estão previstas para nascer naquele terreno e que são destinados ao mercado de arrendamento acessível, incluindo comércio e serviços.

As duas construções fazem parte da operação de loteamento em Lordelo do Ouro, prevista para o terreno que ladeia com o hotel Ipanema Park e os bairros da Mouteira e Pinheiro Torres. A proposta prevê um total de 291 fogos de diferentes tipologias.

Os cinco edifícios, caracterizados por letras de ‘A’ a ‘E’, têm diferentes tipologias e dimensões. O número de pisos varia entre os 15 e os 4 andares, mas a sua edificação vai além do mercado habitacional.

Em causa estão os concursos públicos de construção dos edifícios ‘C’ e ‘E’, por 5 milhões de euros e 17 milhões de euros, respetivamente.

Contudo, as condições dos concursos são diferentes para cada edificado. No caso do edifício ‘C’, a obra tem de ser concluída num prazo de um ano e sete meses, e as propostas podem ser apresentadas até 14 de maio.

Já o concurso do edifício ‘E’ prevê que o contrato tenha de ser cumprido em pouco mais de dois anos, e as propostas devem ser enviadas também até ao dia 14 de maio.

Mais cinco edifícios e 291 fogos

Perto do hotel Ipanema Park, entre os bairros Pinheiro Torres e Mouteira, está planeada a construção dos cinco novos edifícios num terreno onde já existem quatro blocos de habitação social desde os anos 1970.

Além das habitações, o projeto inclui áreas comerciais e de serviços. O espaço total do loteamento será dividido entre áreas de circulação e infraestruturas viárias (com 18,86 mil metros quadrados), espaços verdes (com 15,97 mil metros quadrados) e uma parcela de terra destinada a hortas urbanas (com, 875 mil metros quadrados).

Conforme a proposta apresentada em reunião de executivo em dezembro do ano transato, a operação de loteamento “cria um trecho urbano qualificado com espaços públicos associados à requalificação ambiental e paisagística da área a intervencionar e da sua envolvente imediata, concretizando a ligação viária direta da rua do Campo Alegre com a rua da Pasteleira prevista no longínquo Plano Auzelle e considerado no atual Plano Diretor Municipal em vigor".

“É uma oportunidade de transformar e revitalizar esta área urbana da cidade, contribuindo para a resolução dos problemas existentes de insegurança civil e social", pode ler-se no documento assinado pelo vereador do Urbanismo do município, Pedro Baganha.

+ notícias: Porto

Hospital de São João apela à doação renal em vida

Mais de 1.800 doentes renais crónicos aguardam por transplante de rim em Portugal, uma realidade que a Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), no Porto, quer alterar apelando à doação em vida, disse esta sexta-feira fonte do hospital.

Câmara do Porto estuda a instalação de câmaras de videovigilância em Ramalde

A Câmara do Porto está a estudar a possibilidade de instalar “cerca de meia centena” de câmaras de videovigilância na freguesia de Ramalde, revelou esta sexta-feira o presidente da autarquia, Pedro Duarte.

Câmara do Porto prevê orçamento de 491,3 milhões de euros para 2026

O orçamento da Câmara Municipal do Porto para 2026, que será votado na reunião de executivo da próxima terça-feira, fixa-se nos 491,3 milhões de euros e representa o “primeiro passo firme de um novo ciclo político”, defende o presidente Pedro Duarte.