Supervisor luxemburguês levanta suspensão de instrumentos financeiros do BES

Supervisor luxemburguês levanta suspensão de instrumentos financeiros do BES
| Economia
Porto Canal

A Comissão de Supervisão do Setor Financeiro do Luxemburgo (CSSF) levantou hoje a suspensão da negociação de instrumentos financeiros do Banco Espírito Santo (BES) e de mais duas empresas do Grupo Espírito Santo (GES) na bolsa luxemburguesa.

Esta decisão surgiu na sequência de uma comunicação hoje feita pelo Novo Banco ao mercado luxemburguês, na qual deu conta da lista de instrumentos financeiros que foram emitidos pelo BES mas que, após a intervenção do Banco de Portugal no banco no início de agosto, foram transferidos para a sua alçada.

A CSSF tinha determinado a suspensão da negociação de instrumentos financeiros do BES, BES Finance e Espírito Santo PLC a 04 de agosto.

Apesar deste levantamento da suspensão da negociação de instrumentos financeiros decretado pelo supervisor luxemburguês, a CSSF mantém essa suspensão para cinco aplicações específicas, três das quais emitidas pelo BES e duas pelo BES Finance.

No dia 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou controlo do BES, depois de o banco ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição.

No chamado banco mau ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES mas que está em liquidação, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas, que perderam tudo ou quase tudo.

No 'banco bom', o banco de transição que foi chamado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.