Sobe para 21 número de mortos em desabamento em mina de cobre na Indonésia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Jacarta, 21 mai (Lusa) - As autoridades indonésias elevaram para 21 o número de mortos na sequência do desmoronamento numa mina de cobre da empresa norte-americana Freeport, na província de Papua, no leste do país, noticia hoje a imprensa local.

As equipas de resgate prosseguem as operações de busca por sete mineiros, que se encontram desaparecidos há uma semana, altura em que se deu o desabamento na mina de cobre, onde 38 trabalhadores realizavam um curso de segurança laboral, de acordo com o portal de notícias Detik.

O túnel em que se encontravam os mineiros dava acesso ao depósito de Big Gossan, parte do complexo da mina Grasberg, considerada uma das maiores minas de ouro e de cobre do mundo, onde trabalham mais de 20 mil pessoas.

Dez mineiros foram resgatados com vida desde o acidente.

A Freeport suspendeu as operações na mina em solidariedade para com as vítimas e de forma a centrar-se nos trabalhos de resgate, depois de centenas de trabalhadores terem protagonizado protestos desde que ocorreu o acidente para exigir melhorias nas medidas de segurança no trabalho.

O Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, instou a Freeport e as agências governamentais a investigar minuciosamente o acidente, anunciando ainda inspeções de segurança rigorosas.

"Avaliaremos todas as empresas mineiras no país, não apenas a Freeport", disse o chefe de Estado.

DM // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.