Constitucional não analisa actualização de pensões por falta de elementos

Constitucional não analisa actualização de pensões por falta de elementos
| Economia
Porto Canal

O Tribunal Constitucional decidiu hoje não analisar a nova fórmula de atualização anual de pensões, por considerar que existe falta de elementos no diploma.

A nova fórmula de atualizações das pensões era estabelecida no artigo 6.º do diploma que cria a contribuição de sustentabilidade, um dos artigos que o Presidente da República tinha requerido a fiscalização preventiva da constitucionalidade.

Contudo, os juízes conselheiros optaram por "não tomar conhecimento do pedido", por o Tribunal "não dispor de elementos que lhe permitam caraterizar os fundamentos do pedido".

A decisão foi aprovada por unanimidade, lê-se no comunicado relativo ao acórdão sobre o diploma que cria a contribuição de sustentabilidade.

O acórdão teve como relator o juiz conselheiro Carlos Fernandes Cadilha.

No mesmo acórdão, os juízes pronunciaram-se pela inconstitucionalidade das normas que definem "o âmbito de aplicação da contribuição de sustentabilidade e a sua fórmula de cálculo", por violação do princípio da confiança.

A fiscalização preventiva das três normas do decreto da Assembleia da República que cria a contribuição de sustentabilidade (a solução definitiva que substituirá a Contribuição Extraordinária de Solidariedade) tinha sido requerida pelo Presidente da República há cerca de duas semanas e meia.

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.