Apreensão de heroína bate recordes na Galiza na última década. Mais de metade da droga rumava a Portugal

Apreensão de heroína bate recordes na Galiza na última década. Mais de metade da droga rumava a Portugal
| Norte
Porto Canal

Na última década, a Unidade de Drogas e Crime Organizado de Pontevedra (UDYCO) da Polícia Nacional espanhola retirou mais de 250 quilos de heroína das ruas da Galiza, 60% dos quais rumavam a Portugal.

Grande parte da heroína que chega a Portugal entra pela Galiza, explica José Abreu, chefe da UDYCO, em declarações ao JN.

De acordo com a mesma fonte, nos últimos anos, em todas as investigações realizadas no âmbito do tráfico de droga na Galiza, havia portugueses envolvidos que, para além de serem consumidores, integravam ainda grupos internacionais de traficantes.

A droga cultivada no Afeganistão segue por terra para os Países Baixos que a enviam da mesma forma para três destinos em Espanha: Pontevedra, Sevilha e Barcelona. Em seguida, a droga é enviada, na sua maioria, para Madrid, à exceção da heroína que se encontra em Pontevedra, essa segue para Portugal, avança o JN.

A ligação ibérica continua a fazer-se sentir no tráfico de cocaína que, regra geral, chega a terras lusitanas através do Porto de Leixões. Os grupos portugueses envolvidos no narcotráfico têm um vínculo forte com a Galiza, revela a mesma fonte.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.